O diretor de futebol Ataniel Borges deve deixar a gestão do Real-RR após três temporadas em que o time figura entre os que mais investem para disputar o Campeonato Roraimense. O contrato do empresário, que dono de marca patrocinadora master do clube, junto ao Quadricolor termina em dezembro deste ano.
Em entrevista ao ge, o empresário afirmou que, após o encerramento do contrato com o Quadricolor, pretende se afastar do esporte para se dedicar totalmente à gestão de suas empresas.
- [Gerir o clube] Me tirou muito o foco. O futebol é meio complicado em relação a dinheiro. O cara tem que ficar atento direto e prende muito a gente, entendeu? Foi boa a experiência, mas não pretendo mexer com isso mais - explicou.
Segundo Ataniel, os investimentos no futebol aumentaram a cada temporada, sendo que na última, a de maior investimento da gestão até o momento, o retorno esportivo foi "uma frustração".
A folha salarial do elenco do Real-RR nesta temporada, segundo o gestor, foi de cerca de R$ 150 mil. Somente com pagamentos a jogadores, o investimento girou em torno de R$ 600 mil, sem contar com despesas do dia a dia, como passagens, alimentação, além de imprevistos, como tratamentos de lesões.
Antes de assinar com Ataniel Borges em 2022, a última vez em que o Real-RR havia disputado o Estadual havia sido em 2017. Desde a temporada de estreia e do título inédito em 2011, o time amargou anos sem disputar ou chegar nas fases finais.
Nas temporadas 2022 e 2023, sob gestão de Ataniel Borges, o Real foi terceiro colocado geral de forma consecutiva, chegando inclusive em finais de turno nas duas edições.
Este ano porém, o Real não conseguiu se classificar para as semifinais de nenhum dos dois turnos do Estadual e, mesmo com o alto investimento financeiro, ficou com a terceira pior campanha entre os roraimenses.
"Melhor focar em uma coisa que tu sabe que é realidade. Futebol é frustração, tu investe e investe, mas não é seguro que vai ter um retorno"
- Eu trouxe jogadores achando que ia fazer fluir o negócio, mas na realidade eu tive que montar dois times numa temporada só, praticamente. Esse ano, mandamos uns 60% [do elenco] ir embora, ficamos com alguns, mas montamos mais outro elenco - revelou o dirigente.
O dirigente acredita que a temporada 2024 se tornou a de maior investimento principalmente devido ao que ele chamou de 'erros' na montagem do elenco e comissão técnica para a disputa. Ele disse que acredita ter depositado confiança em pessoas que estariam "mal intencionadas" em relação ao Real-RR.
'CT do Real'
No ano passado, junto a Ataniel Borges, a diretoria do Real-RR anunciou a construção do Centro de Treinamento do clube, que se tornaria apenas o segundo time roraimense com estrutura própria, no bairro Jardim Floresta, zona Oeste da capital Boa Vista. O terreno e a estrutura do CT portanto, pertencem ao empresário.
Projeto do CT do Real-RR tem três campos, departamento médico e academia
Com campo de futebol oficiais, academia, departamento médico, dois vestiários e campos menores com grama sintética no projeto, o CT, não foi concluído a tempo da preparação para o Campeonato Roraimense.
Perguntado sobre o futuro do local, Ataniel afirmou que a estrutura virará um espaço de lazer e eventos, e que ainda contará com os campos presentes no projeto inicial. Segundo ele, o local poderá ser locado para quem o quiser utilizar.
Participações do Real-RR no Roraimense
- 2011 - campeão roraimense
- 2012 - 3º colocado
- 2017 - 5º colocado
- 2018 - 8º colocado
- 2022 - 3º colocado
- 2023 - 3º colocado
- 2024 - 6º colocado
Veja também