Técnico do GAS para a temporada 2025, Emerson Almeida revelou ser um gestor de elenco e que deve propor um futebol ofensivo sob comando do Leão. Em entrevista exclusiva ao ge, o treinador de 38 anos comentou sobre o perfil como treinador e das convicções que tem nas equipes em que trabalha.
A passagem mais recente de Emerson Almeida terminou na semana passada. Comandando o Independente Tucuruí, o treinador conquistou o título da segunda divisão do futebol paraense, ao vencer o Capitão Poço na decisão disputada no dia 4 de dezembro.
Primeiro trabalho em Roraima
A temporada 2025 será a primeira de Emerson Almeida no futebol roraimense. Porém, o treinador revelou que já tinha sido sondado para o cargo no GAS em outras oportunidades. Ao ge, Emerson afirmou que o projeto esportivo apresentado a ele foi determinante para aceitar o convite.
- Já havia tido conversas, mas nada oficial. Após a confirmação de que treinador campeão em 2024 não seguiria no comando do clube, a diretoria manifestou interesse na minha contratação e as coisas avançaram muito bem. O projeto que me foi apresentado foi bem interessante e a seriedade com que as coisa são tratadas no clube pesaram bastante para chegarmos a um acordo - disse Almeida.
Futebol roraimense à distância
Não ter trabalhado em Roraima não significa que Emerson Almeida não conhecer a realidade local. Na visão dele, o futebol roraimense cresceu e, acompanhando partidas disputadas neste ano, pôde traçar características do jogo praticado no estado.
- O futebol Roraimense cresceu muito nas últimas temporadas, tanto a nível técnico, quanto a visibilidade e organização. Isso sem dúvida torna atrativo. Acompanhei as finais da temporada 2024. É um futebol bem característico da região Norte, que exige não a qualidade técnica, mas força também, por ser muito brigado e devido aos gramados pesados - avaliou.
Emerson aproveitou ainda para tratar sobre o lado extracampo do futebol local, reiterando a importância da organização dos torneios para tornar o mercado roraimense mais atrativo.
- Em 2024, o campeonato roraimense foi um dos poucos estaduais que utilizaram o recurso do árbitro de vídeo nas finais. Isso mostra a seriedade e responsabilidade com que as coisas vem sendo tratadas e isso com certeza torna um mercado atrativo não só para treinadores, mas para atletas e outro profissionais do futebol. E isso tende a fazer com que o futebol roraimense cresça cada vez mais em todos os aspectos - destacou Almeida.
Recrutador e gestor de elenco
Emerson Almeida se mostrou ser um treinador que, fatores extracampo, impactam nas decisões tomadas sobre jogadores com quem trabalhar. Inclusive, mais de 10 reforços do GAS para 2025 são de atletas que, ou trabalharam com ele ou foram adversários.
- Eu sempre estou acompanhando jogos, faço banco de dados, busco ter uma base de atletas que já conheço não a qualidade técnica, mas de dia-dia e principalmente do extra campo. Ponto importante também é ter jogadores que conhecem muito bem o futebol na região Norte e que tem, claro, uma trajetória vitoriosa. Isso certamente faz muita diferença - comentou.
Estudioso e gabaritado
Emerson Almeida será o primeiro técnico da história do futebol roraimense a possuir a Licença PRO junto à CBF e à Conmebol, a entidade máxima do futebol na América do Sul. Isso significa que, além de ser licenciado para comandar equipes da Série A, ele também pode treinar times que disputam competições continentais como a Libertadores e a Sul-Americana.
Futebol ofensivo e agressivo
Entre as credenciais de Emerson Almeida como treinador está o futebol ofensivo. Segundo ele, as equipes em que costuma trabalhar são conhecidas por propor o jogo.
- Gosto fazer minha equipe jogar com a bola, propor jogo, ser agressiva, que pressione o adversário então o torcedor pode esperar que aqui não será diferente. Estamos montando um elenco competitivo, para que venhamos honrar essa camisa e darmos alegria ao nosso torcedor - finalizou.
A expectativa é que Emerson Almeida desembarque em Roraima no dia 5 de janeiro, um dia antes da data prevista da apresentação do elenco e início dos trabalhos, que acontece no dia 6. O primeiro compromisso oficial do treinador deve ser no dia 22 de janeiro, quando o GAS estreia na temporada diante do Porto Velho, pela primeira fase da Copa Verde.
Veja também