Foi exatamente aos 11 minutos do segundo tempo que Léo Salgado, saiu do banco de reservas e entrou em campo pelo GAS diante do São Raimundo-RR, na grande decisão do Campeonato Roraimense. Com dois gols marcados, sendo um deles o do título, o atacante amazonense se colocou como "o homem da final" na conquista histórica para o Leão Dourado.
No jogo que deu o primeiro título do GAS na Era Profissional, Léo viu Kiki abrir o placar para o GAS e Carlinhos Souza empatar para o Mundão. Já perto do fim da partida, o mesmo Kiki venceu Guigui na corrida e cruzou baixo para Léo empurrar para o gol e tirar o empate do placar. Mas o Mundão correu atrás e três minutos depois, João Paulo deixou tudo igual de novo.
O que parecia um banho de água fria para o Leão logo mudou, quando o árbitro de vídeo chamou Anderson Daronco até a cabine para checar um segundo toque de mão do Mundão dentro da área na noite. O pênalti foi marcado e Léo Salgado converteu a cobrança no canto direito de João Victor, na bochecha da rede, para deixar o segundo dele na noite e logo o gol do título inédito.
Aos 25 anos, esta é a primeira passagem do camisa 19 do GAS pelo futebol roraimense. Léo se juntou ao elenco campeão roraimense no primeiro turno, já com o Estadual em andamento. O atacante estreou na partida diante do River-RR, pela 6ª rodada.
Foi mesmo no segundo turno que Léo Salgado desencantou. Na primeira rodada do returno, o atacante saiu novamente do banco e deixou o dele na goleada por 6 a 2 diante do Rio Negro-RR. A partir daí, ele deixou um 'hat-trick' diante do Atlético Roraima, marcou contra o Monte Roraima na semifinal do turno e também na final, na goleada por 5 a 1 diante do São Raimundo-RR, há oito dias.
"Muito feliz de ter participado de tudo isso, muito feliz de estar na história do GAS"
- Muito feliz de ter participado de tudo isso, muito feliz de estar na história do GAS. É um dos momentos mais especiais da minha carreira. Tive outros, mas nesse, participando efetivamente, fazendo gols decisivos, é muito especial. Agradecer a Deus, à minha mulher, à diretoria, ao técnico, à comissão, à 'tia' que faz a comida, ao pessoal que traz a água, que lava a roupa. Todo mundo, tá todo mundo de parabéns, esse título é para eles - declarou o artilheiro da noite após o jogo.
O atacante finaliza a temporada de estreia dele no futebol roraimense empatado com o companheiro de equipe Raylson e com Kanté, do São Raimundo-RR, na artilharia do Estadual, com oito gols marcados em oito jogos. No time titular em apenas três jogos, Léo teve média de um gol por partida nesta edição da competição.
- Desde tive o primeiro contato com a equipe, eu já sabia que tínhamos totais condições de chegar nas finais de turno e consequentemente sermos campeões estaduais. Acreditamos nisso, e o resultado é esse. Fomos campeões em cima do São Raimundo, que é um 'timaço', vem de oito títulos seguidos. Poder quebrar essa hegemonia mostra força da nossa equipe e tá todo mundo de parabéns - concluiu o amazonense.
Comemoração característica
Seja para quem acompanhou a temporada do GAS no Campeonato Roraimense pelas redes sociais ou presencialmente no estádio Canarinho, a comemoração característica de Léo Salgado, com as duas mãos cobrindo a boca, chamou a atenção.
Apesar de ter sido reproduzida pelo atacante em todos os jogos em que ele marcou, o jogador confirma que ela é inspirada nas comemorações do atacante sueco Viktor Gyökeres, do Sporting-POR. O gesto é uma referência à mascara utilizada pelo personagem Hannibal Lecter, protagonista do filme "O Silêncio dos Inocentes", interpretado por Anthony Hopkins.
Ao ge, o amazonense explicou que passou a efetuar o gesto pela admiração que tem por Gyökeres e pelo significado dele: "o destruidor de defesas". O sueco marcou 43 gols em 50 jogos na temporada europeia.
Trajetória
Natural de Manaus e revelado nas categorias de base do Nacional-AM, o jogador passou pelos também amazonenses Fast Clube-AM e Rio Negro-AM. Mas foi mesmo nas últimas duas temporadas com a camisa do São Raimundo-AM que o jogador se consolidou. A última, inclusive, foi já neste ano.
Pelo Tufão no Campeonato Amazonense, Léo disputou 13 partidas e marcou quatro gols, sendo um contra o Manaus, um contra o Princesa-AM e dois diante do Rio Negro-AM, ex-clube dele. Até o momento, na temporada, Léo soma 21 jogos e 12 gols, uma média de 0,57 gols por partida.
*Sob supervisão de Ivonisio Lacerda Júnior
Veja também