Após se tornar o mais novo clube profissional do futebol roraimense, o Monte Roraima FC já tem um técnico. Em entrevista ao programa Jogo Aberto da Bahia, Rodrigo Chagas (ex-Vitória), revelou que será o treinador da equipe na temporada 2024. O ge confirmou a informação junto ao clube nesta quarta-feira (20).
- Recebi um convite para ir em Roraima, (do) Gauchinho, que foi um ex-atleta, também, jogou no Grêmio e hoje é diretor desse clube. Tá vindo aí um novo clube em Roraima. Eles querem transformar futebol do estado. Não tem muita tradição, e a gente tá indo para realmente começar do zero, o clube será o Monte Roraima. Em primeira mão. A gente já acertou tudo - disse o treinador.
Ainda durante a entrevista, Rodrigo Chagas vê com bons olhos a oportunidade de trabalhar no futebol fora da Bahia, onde se destacou como atleta e treinador. Segundo ele, o Monte Roraima vai disputar o Campeonato Estadual em 2024.
- Esse é um projeto de carreira. Acredito que a gente tem que buscar novos ares, um novo mercado, mesmo que seja no Norte do país, onde tem o Amazonas na Série B, Paysandu, Remo, entre outros estados daquela região. É uma SAF que está sendo criada lá e, se Deus quiser, espero que a gente possa realizar tudo dentro daquilo que a gente tem planejado, nesse primeiro momento o campeonato estadual e trabalhar para que no próximo ano a gente possa ter um calendário cheio - comentou Chagas.
Rodrigo Chagas volta a trabalhar como técnico após rápida passagem pelo Atlético de Alagoinhas, clube baiano que comandou em apenas nove jogos. Ele foi demitido após duas derrotas consecutivas em partidas pela Série D do Campeonato Brasileiro.
Na época, Chagas foi contratado pelo Atlético de Alagoinhas na reta final do Campeonato Baiano. A missão, naquele momento, era evitar o rebaixamento para a Segunda Divisão do estadual. A equipe terminou o Campeonato Baiano na oitava posição, uma acima da zona de rebaixamento, e se manteve na elite.
Antes do Atlético-BA, Rodrigo Chagas teve duas passagens pela Jacuipense. No início deste ano, o trabalho foi curto, apenas cinco partidas. Ele foi demitido durante do Campeonato Baiano. No período, o clube informou em nota que a decisão de trocar de treinador foi tomada diante do rendimento do time no Estadual e da proximidade do fim da primeira fase.
No ano passado, o trabalho de Chagas na Jacuipense foi duradouro: comandou o Cancão em 29 partidas. Por lá, o treinador conquistou o vice-campeonato baiano de 2022. O Leão do Sisal liderou a fase de grupos com 77,8% de aproveitamento, passou pelo Barcelona de Ilhéus na semifinal, mas não resistiu ao Atlético de Alagoinhas na grande decisão.
Rodrigo Chagas é ídolo do Vitória como jogador e também já foi treinador da equipe. Ele assumiu o o Rubro-Negro como interino em 2020 e comandou o Leão em quatro partidas, com dois triunfos, uma derrota e um empate, até ser substituído por Mazola Jr.
Pouco tempo depois, o treinador voltou ao cargo, dessa vez de forma efetiva, e evitou o rebaixamento da equipe para a Série C em 2020. Ele seguiu no início de 2021, mas foi demitido após uma derrota diante do Náutico pela Série B.
Somando as passagens como técnico da equipe principal do Vitória, Rodrigo Chagas comandou o time em 30 partidas, com 11 triunfos, 13 empates e seis derrotas, resultando em aproveitamento de 51%.
Monte Roraima FC
Fundado em março deste ano, o Monte Roraima Futebol Clube foi anunciado como novo clube filiado à Federação Roraimense de Futebol e à CBF no dia 12 de dezembro. Este é o 10º time profissional do estado e o primeiro como Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
Antes do Monte Roraima, o último clube que havia se filiado à Federação Roraimense de Futebol foi a Associação Esportiva Real. O Real-RR, como é mais conhecido, foi fundado em 2006, mas só passou a fazer parte da FRF em 2011.
*Estagiário sob supervisão de Ivonisio Lacerda Júnior
Veja também