TIMES

Por Juan Rodrigues e Ana Beatriz Vieira — Porto Velho


Yan Philippe, Porto Velho x Real Ariquemes — Foto: Leandro Morais/Porto Velho EC

Nessa temporada, o futebol gaúcho foi o palco onde o atacante Yan Philippe esteve mais em campo. De volta à Porto Velho, de férias, o Estádio Aluizio Ferreira foi o cenário escolhido para um bate-papo exclusivo com o ge.globo/ro. Ele é uma das promessas do futebol rondoniense. Em um bate-papo descontraído, o atleta relembrou os momentos marcantes de sua carreira e projetou o futuro.

– Com certeza, aqui foi o início de tudo, né? Desde o começo e depois da minha pausa no futebol. Foi um começo também que marcou a minha volta, né? Onde eu voltei a jogar em 2022. Porto Velho abriu as portas pra mim, me deu uma oportunidade novamente no cenário nacional. E aqui desde a minha volta eu fui muito feliz –, afirmou Yan Felipe, com um brilho nos olhos ao falar do Aluizão.

O atacante, que começou sua carreira no Santos de Porto Velho aos 14 anos, revelou que sempre sonhou em jogar no principal estádio da capital rondoniense.

– Eu sempre falava que eu queria jogar no Aluizão, que eu queria ter essa oportunidade de jogar aqui e garoto, menino eu consegui – comemorou.

Yan Philippe com a camisa do Paraná — Foto: Giuliano Gomes/Agência PRPRESS

A passagem pelo Porto Velho em 2022 foi marcante para Yan Philippe. Ele marcou o primeiro gol do clube na história da Copa do Brasil contra o Juventude-RS, o atleta se tornou artilheiro no clube.

– Ah, foi muito gratificante pra mim né? Eu não, não imaginaria que ia acontecer assim, mas eu sonhei. Eu sonhei com aquilo –, disse, emocionado ao lembrar do gol histórico.

O atacante também falou sobre a importância daquela temporada para a carreira.

– Ali foi onde abriu muitas portas novamente pra mim no futebol. Depois daquele ano de 2022 e com certeza  contribuiu com o meu desempenho pessoal independente que foi o Yan, mas se eu estava com a camisa do Porto Velho. Aquilo ali foi gratificante pra mim como para os  diretores do clube também – afirmou.

Yan Philippe saiu da capital rondoniense para atuar no Paraná Clube ainda na base. De volta, após ser convencido a atuar, se tornou um dos destaques do Porto Velho em 2022.

Em 21 partidas, balançou as redes adversárias 11 vezes. Após essa passagem, o atacante seguiu sua carreira em outros clubes, como Altos e São Luiz de Ijuí, onde continuou mostrando seu talento. Ele também fez três gols pelo Gaúcho na Divisão de Acesso 2024.

Yan Philippe com a camisa do São Luiz, de Ijuí — Foto: Divulgação

Em 2024, no Gauchão, ele foi fundamental para o São Luiz ao marcar o gol de empate contra o Caxias. Com a experiência adquirida no futebol profissional, Yan Philippe se tornou um atleta mais maduro, segundo ele, e focado.

– Mais novo ele só busca o sonho, busca e não tem muita responsabilidade e no futebol quando você entra no meio a gente acaba amadurecendo mais cedo. Virando adulto mais cedo e isso acaba nos deixando mais fortes, né? –, explicou.

Na conversa, Yan Philippe revelou que tem o sonho de jogar em um clube europeu, mas por enquanto está focado em seguir evoluindo e conquistando títulos.

– Daqui a cinco meses é 2025, né? Já tô pensando em 2025 e espero ter um ano glorioso, maravilhoso. Isso eu já tô me preparando, já tô buscando evoluir para que 2025 seja um ano maravilhoso de muitos gols e títulos também pra mim –, projetou.

Autor de gol na 1ª Copa do Brasil, Yan Philippe fala de superação e carreira

Autor de gol na 1ª Copa do Brasil, Yan Philippe fala de superação e carreira

Veja também

Mais do ge