TIMES

Por Augusto César Gomes — Natal


O atacante João Paulo, ex-ABC, fez história ao conquistar o título da liga nacional do Cazaquistão com o Kairat, no último fim de semana. O jogador potiguar também foi um dos artilheiros da competição, com 10 gols. De volta a Natal, ele conversou com o ge sobre a façanha que levou o clube à fase eliminatória da próxima Champions League.

João Paulo é campeão pelo Kairat no Cazaquistão — Foto: Divulgação

- Muito feliz com a conquista do título. São seis anos já no Cazaquistão e até então nunca tinha conseguido ser campeão. Minha melhor colocação foi o terceiro lugar pelo Ordabasy, primeiro clube que joguei no Cazaquistão. E a ficha ainda não caiu. Foi tudo muito rápido. No domingo a gente conquistou o título fora de casa e de madrugada já voltamos pra Almaty, cidade onde a gente mora, para na segunda-feira a gente comemorar, pegar a taça, receber medalha, fazer festa e, logo após isso, já viajei para Natal - falou.

João Paulo, 36 anos, está no Cazaquistão desde 2019. Após se destacar pelo Ordabasy, foi contratado pelo Kairat ainda em 2021, pelo qual já superou a marca de 100 jogos oficiais.

Em seis temporadas no país, o atacante marcou 75 gols.

- É um título que coroa essa minha trajetória no Cazaquistão. Não tinha o título nacional. Só fui campeão da Copa e vice-campeão da Supercopa. Fico muito feliz por poder conquistar esse título e mais uma vez ser o artilheiro do campeonato. É a terceira vez que sou artilheiro do campeonato. Agora é descansar um pouco e comemorar com a família e os amigos no Brasil. Isso é o mais importante - completou.

O Kairat só assegurou o troféu de campeão na última rodada, com a vitória por 1 a 0 sobre o Atyrau. Outro brasileiro fez parte do elenco: o centroavante Élder Santana, de 31 anos, ex-Atlético-MG, Ferroviária, Botafogo-SP e Atlético-GO.

João Paulo e Élder Santana comemoram título do Kairat — Foto: Divulgação

- A campanha foi muito boa. A gente brigou até o último momento com o Astana, que é o time da capital. Tudo foi decidido no último jogo. Fomos campeões com um ponto de diferença. A gente fez 47, e eles fizeram 46. Isso deixou com um gostinho melhor essa conquista - contou.

João Paulo, que já havia atuado na Coreia do Sul e na Bulgária, conta que "adaptação no Cazaquistão não foi muito fácil por causa também da culinária".

- A gente sempre sofre um pouco, mas me adaptei rápido. O pessoal come muita carne de cavalo, e não é uma coisa normal pra gente, né? Mas a gente acaba se adaptando. Só não tive coragem de comer a carne do cavalo, mas está tudo tranquilo - comentou.

João Paulo ao lado da esposa e dos filhos — Foto: Divulgação

Contrato renovado

Feliz no Cazaquistão, João Paulo está garantido por mais um ano no Kairat. O acordo para a renovação do contrato foi selado duas semanas antes da conquista do título nacional.

- Meu contrato foi prorrogado e eu volto já em janeiro para a pré-temporada, para a gente se preparar para esse ano tão importante da equipe do Kairat, onde a gente vai para as qualificações da Champions League. É muito bom pra minha carreira, eu, com 36 anos, renovar mais uma temporada no Cazaquistão, dando continuidade a esse trabalho tão bom - finalizou.

Kairat garantiu vaga para fase eliminatória da próxima Champions League — Foto: Divulgação

Veja também

Mais do ge