TIMES

Por Jorge Pereira* — Resende, RJ


Felipe (à direita) ao lado de seu sobrinho e "instrutor", Matheus. — Foto: Divulgação/TV Rio Sul

Das águas do Rio Paraíba do Sul para as piscinas do "Raia Livre Firjan Sesi de Natação". O nadador Felipe Gonçalves de Oliveira Lima, de 37 anos, foi inspiração neste sábado para mais de 200 atletas que competiram no evento, que tem apoio da TV Rio Sul, em Resende.

Morador do bairro Cidade Alegria, em Resende, Felipe possui uma deficiência intelectual e é um verdadeiro apaixonado pelo esporte.

— Ele nunca fez aulas de natação, mas quando era pequeno, ele e os irmãos nadavam no Rio Paraíba do Sul. Eu fiquei "louca" quando descobri que eles faziam isso. Hoje, ele pratica o esporte, que é importantíssimo para ele. Sinto que ele está interagindo muito mais — contou a mãe de Felipe, Maria de Fátima Gonçalves de Freitas.

Maria de Fátima ao lado de seu filho, Felipe, atleta inspiração do Raia Livre Firjan Sesi. — Foto: Reprodução/Redes Sociais

A introdução inusitada na natação ficou no passado, já que a prática de nadar no Rio Paraíba do Sul é expressamente contraindicada e perigosa, por trazer diversos riscos, como as correntezas e locais muito fundos.

Diagnosticado com deficiência intelectual somente aos 25 anos, Felipe teve um quadro de meningite, que evoluiu para encefalite herpética e o levou a entrar em coma. Na ocasião, o atleta ficou internado por cerca de um ano.

Depois do período de recuperação, os dias difíceis deram lugar a um novo tempo de perseverança e superação, que contou com a ajuda das piscinas. E para se desenvolver na natação, ele conta, até hoje, com um suporte muito importante: o sobrinho, Matheus, considerado um "instrutor".

Felipe ao lado de familiares e amigos a caminho do Raia Livre Firjan Sesi de Resende. — Foto: Reprodução/Redes Sociais

— Sem o Matheus, a quem ele obedece aos comandos, seria bem difícil para o Felipe participar de competição. Ele o ajudou na Olimpede e hoje também. Felipe o ama demais. É o "instrutor" — explicou a mãe.

Além do apoio do sobrinho, Felipe conta com mais dois torcedores especiais: os filhos Victor e Pedro, de 16 e 17 anos, além da mãe, que esteve presente no "Raia Livre Firjan Sesi de Natação" neste sábado para apoiá-lo.

Com bagagem no esporte, Felipe já foi campeão de natação na Olímpiada da Pessoa com Deficiência, promovido pela prefeitura de Volta Redonda. Neste sábado, ele disputou a segunda etapa do Raia Livre Firjan Sesi, na categoria 25m livre.

Felipe ficou em primeiro lugar na Olimpede de Volta Redonda — Foto: Reprodução/Redes Sociais

— Foi maravilhoso, ainda mais um evento com tantos participantes, que tem a visibilidade que tem e conta com o apoio da TV Rio Sul. Ele se divertiu muito, é muito importante para ele. Felipe também participa de um programa municipal que ajuda bastante no desenvolvimento dele — disse Maria.

O Raia Livre Firjan SESI é gratuito e aberto a todos os atletas da região, a partir dos 3 anos de idade. Outras edições do evento serão realizadas nos próximos meses em Volta Redonda, Barra Mansa e Barra do Piraí.

*Texto sob revisão de Leonam Viana

Veja também

Mais do ge