O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RJ) decidiu, na quarta-feira, excluir o Sampaio Corrêa-RJ da Copa Rio por causa da escalação irregular do atacante Marcus Vinicius e, em razão disso, o Maricá se classificou para a semifinal da competição.
O julgamento também descartou a possibilidade do Volta Redonda herdar a vaga do Sampaio na competição (entenda a situação abaixo).
A decisão não é definitiva. Portanto, os times envolvidos podem recorrer no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Relembre o caso
O Sampaio Corrêa foi denunciado pelo Maricá por escalar o atacante Marcudinho de forma irregular no confronto entre as equipes, pelo jogo de ida das quartas. Segundo a denúncia feita ao TJD-RJ, o atleta foi punido no início de fevereiro, sendo suspenso por seis partidas.
Na época, o jogador foi denunciado junto com outras 12 pessoas após confusão na semifinal da Série B1 2020.
A primeira decisão do tribunal foi excluir o Sampaio Corrêa e trazer o Volta Redonda, que havia sido eliminado pelo próprio time de Saquarema, de volta a competição para substituí-lo no duelo contra o Maricá. No entanto, o Sampaio entrou com recurso e cancelou os jogos.
Na reavaliação do caso, o tribunal decidiu vetar o retorno do Voltaço e manter a exclusão do Sampaio Corrêa.
O que dizem os clubes
Maricá - A posição do clube é a mesma desde o início de todo esse trâmite que corre no tribunal: "Seguimos treinando nos preparando para a sequência da competição".
Sampaio Corrêa - Procurado pelo ge, o clube não quis comentar sobre o caso.
Volta Redonda - O clube aceitou o que foi decidido no tribunal. Com isso, a diretoria irá dar férias para todo o elenco.
Semifinal confirmada
O Maricá irá enfrentar o Madureira na luta pela vaga na decisão do torneio. A Ferj marcou o jogo da ida para este sábado, às 15h, no Alzirão, enquanto a volta acontece na quarta-feira da próxima semana, também ás 15h, no Conselheiro Galvão.
Não há vantagem de empate no confronto, caso haja igualdade no placar na soma dos jogos, a vaga da final será decidida nos pênaltis.
Quem passar encara o Pérolas Negras na final e garante participação em um torneio nacional na próxima temporada. Isso porque o campeão da Copa Rio pode escolher entre participar da Copa do Brasil ou da Série D do Campeonato Brasileiro.
Veja também