Começa no próximo dia 8 o Campeonato Carioca de Beach Soccer. O cenário será o "Maracanã" da modalidade, as areias de Copacabana. Uma das estrelas da competição é o goleiro Leandro Fanta, que vai defender o Botafogo.
Antes do Carioca, o goleiro do alvinegro divide a rotina entre os treinos e a preparação de outros goleiros. Entre eles, os do Paduano, que disputa no domingo a final da Série B2 do Campeonato Carioca, a quarta divisão do estadual de futebol de campo, contra o Araruama.
- Eu comecei fazendo a faculdade de Educação Física. Em 2016, treinava particular com o Gandhi Bidart e comentei com ele sobre o meu desejo de começar na parte de preparação de goleiros. Na semana seguinte, ele estava me ligando e convidando para ser uns dos preparadores de goleiros de sua escola de goleiros. Desde então, vou conciliando a vida de atleta e a vida de preparador de goleiros - contou Fanta.
E é justamente nesta função um dos destaques do clube de Santo Antônio de Pádua na Série B2. O Trovão, que já tinha conseguido o acesso da Série C do Carioca em setembro, garantiu na semana passada a vaga na decisão e, consequentemente, na Série B1. Na semifinal, contra o Ceres, o goleiro Lucão defendeu um pênalti, que garantiu o empate em 0 a 0 que era favorável ao Paduano.
- Eu trabalho com quatro goleiros de muito talento. O Lucão representa o Flávio, o Victor Massena e o Artime. Mas o Lucão está em um momento muito especial, goleiro de muita técnica e experiência. Vem ajudando a equipe nos momentos que é acionado, como na final do Carioca Série C (com defesas e pegando o pênalti do título) e com sua atuação na semifinal (com defesas e pegando o pênalti do durante o segundo jogo contra o Ceres) garantindo o acesso para B1 - comentou.
Leandro Fanta é contratado do próprio Paduano, ao contrário de outros integrantes da comissão técnica e do elenco, que atuam pelo clube graças a uma parceria com o Exército Brasileiro.
- Após o preparador de goleiros não poder mais dar continuidade no trabalho, eu recebi o convite do Mauro (treinador) e do Márcio (presidente) para assumir a preparação. Não tinha como negar, né? (Risos). Hoje, aproveito para desfrutar de toda estrutura que o Paduano tem em parceria com o Exército Brasileiro. Essa parceria com a CDE (Comissão de Desportos do Exército) é muito importante para o futebol brasileiro e, principalmente, para o futebol carioca. - disse o preparador de goleiros do Paduano.
Além da preparação para o Campeonato Carioca de Beach Soccer, Leandro Fanta ainda fica na expectativa de estar na lista nas próximas convocações para a seleção brasileira. Pela Amarelinha, entre vários títulos, estão os da Copa América de 2015, em que foi eleito o melhor goleiro, e 2016.
- A seleção brasileira é o ápice do esporte. Fui feliz em todas convocações que tive. Fiz amigos, ganhei títulos e representei bem a nossa pátria! - finalizou.
Veja também