TIMES

Por Ana Carolina Lima e Gabriel Nascimento — Rio de Janeiro


Presidente da Portuguesa-RJ comenta a criação da "zebra" no futebol

Presidente da Portuguesa-RJ comenta a criação da "zebra" no futebol

A Portuguesa-RJ completa 100 anos nesta terça-feira (17). Inspirada na Portuguesa Santista, a Lusa colecionou momentos marcantes e curiosos durante esse século de história, como ter ganho do Real Madrid em 1969 e ter originado o termo "zebra" após um jogo contra o Vasco.

Fundada em 1924 por dois empresários, a primeira sede do clube ficava no Centro da cidade. Foi somente em 1964 que a Portuguesa foi transferida definitivamente para a Ilha do Governador. Inicialmente, o clube mandava os jogos no Jockey Club Guanabara, onde aconteciam corridas de cavalo, mas o local foi comprado e se tornou o Estádio Luso-Brasileiro em 1965.

A gente tem que festejar esses 100 anos da Portuguesa, porque ela leva o nome da Ilha do Governador para o Brasil, para todas as localidades - comenta o presidente do clube, Marcelo Barros.

100 anos da Portuguesa-Rj — Foto: Gabriel Nascimento

A proximidade do clube com os moradores da Ilha do Governador é uma das principais características da Portuguesa, que fica em um bairro que leva o mesmo nome. O torcedor do clube Fabiano Gouvêa, conta que morou na Ilha durante 30 anos e passou a acompanhar a Lusa após ir a um jogo contra o Goytacaz pelo Campeonato Carioca.

- Depois desse jogo eu comecei a chamar gente para ir, argumentando que era o clube da Ilha e que tinha que ter gente ali torcendo. A partir disso, comecei a frequentar todos os jogos e a ter uma paixão muito forte, que mudou minha vida.

A primeira “zebra” do futebol brasileiro

O termo "zebra", bastante conhecido no futebol, surgiu em 1964 durante uma partida entre Portuguesa e Vasco pelo Campeonato Carioca. Na época, o técnico da Portuguesa era Gentil Cardoso, que declarou que o jogo "daria zebra", em referência ao jogo do bicho - a zebra não estava entre os 25 animais que podiam ser sorteados, ou seja, "dar zebra" era impossível. Assim como a vitória da Portuguesa sobre o Vasco parecia improvável. No entanto, o time venceu por 2 a 1 e a zebra se tornou o mascote da Lusa.

Vitória contra gigantes europeus

Zebra ou não, a Portuguesa venceu alguns gigantes europeus durante a história. Há 55 anos, em 1969, a equipe ganhou por 2 a 1 um amistoso contra o Real Madrid, na época tricampeão espanhol, no Santiago Bernabéu. Os dois gols da equipe carioca foram marcados pelo atacante Miguel, aos sete minutos e aos 42 do primeiro tempo.

- Minha esposa não gosta que eu fale isso, mas meu filho se chama Miguel por causa desse jogo (risos) - conta o torcedor Fabiano.

Houve até uma tentativa de repetir o confronto em 2021, quando a Portuguesa enviou uma carta ao Real Madrid para a realização de um novo amistoso. O vice-presidente de desportos da equipe espanhola, Emilio Butragueño, retornou o contato para tentar viabilizar o jogo, que não aconteceu.

Vitória da Portuguesa contra o Real Madrid — Foto: Artigo AAP

Além do Real Madrid, a Portuguesa também venceu o Benfica por 3 a 1 no estádio de São Januário em 1976. O time de Portugal entrou na partida com cinco jogadores da seleção nacional: Moinhos, Toni, José Henrique, Pietra e o atacante Nenê, terceiro maior artilheiro da história do Benfica, com 359 gols.

O jogo terminou com três expulsos do Benfica. O lateral direito Malta agrediu o atacante da Portuguesa Alberdã e levou cartão vermelho. Eurico e Toni reclamaram do cartão e foram expulsos. Os gols da Lusa foram marcados por Carlinhos, Dinho e Alberdã.

Equipe da Portuguesa que venceu o Benfica — Foto: Ana Carolina Lima

Últimas campanhas

Este ano, a Portuguesa foi eliminada nas oitavas de final da Série D para o Maringá após perder os jogos de ida e volta por 3 a 1. Nos últimos anos, a equipe se destacou no cenário do futebol carioca. Em 2023, o clube conquistou o tricampeonato da Copa Rio e em 2022, chegou à terceira fase da Copa do Brasil, quando foi eliminada para o Corinthians. Em 2021, a Lusa conseguiu o melhor resultado da história do clube no campeonato estadual, terminando em terceiro lugar.

- A gente vem sempre se classificando nas competições. Ano passado nós fomos campeões da Copa Rio e estamos sempre brigando no bloco de cima dos campeonatos. A gente vem investindo bastante no futebol e nós temos a pretensão de fazer a Portuguesa retornar ao cenário nacional - disse Marcelo Barros.

Em 2025, a equipe vai disputar a primeira divisão do Campeonato Carioca, a Copa Rio e, com o título do Flamengo na Copa do Brasil, garantiu vaga na competição.

Museu da Portuguesa

Presidente da Portuguesa-RJ explica planos para criação de museu no Luso Brasileiro

Presidente da Portuguesa-RJ explica planos para criação de museu no Luso Brasileiro

Para celebrar os 100 anos, o presidente da Portuguesa pretende criar um museu para o clube. A ideia é recuperar toda a história da Lusa e, para isso, a diretoria conta com a ajuda de torcedores que possuem camisas antigas do time.

Veja também

Mais do ge