TIMES

Por Gustavo Garcia — Rio de Janeiro


Com o lema de formar novos "fenômenos", sempre priorizando a igualdade entre homens e mulheres, um clube amador da Zona Oeste do Rio de Janeiro vai dar os primeiros passos rumo à profissionalização no futebol feminino nesta quarta-feira, na abertura do Campeonato Carioca Sub-18 Feminino.

E não duvide, a expressão "fenômenos" não é por acaso.

Conhecido como Real Heips, o Centro Esportivo Social e Cultutal Heips, fundado por Joaquim Moreira em 1988, em homenagem ao nome do pai, Heitor Pinto de Souza, reivindica a formação de ninguém menos que Ronaldo Fenômeno, um dos maiores ídolos do futebol brasileiro.

Márcio Costa e Ronaldo ao lado de Joaquim Moreira, primeiro presidente do Heips — Foto: Arquivo pessoal

Segundo o atual presidente do Heips, Orlando de Castro, antes de ganhar destaque no São Cristóvão, clube que se orgulha de ter revelado o Fenômeno, Ronaldo ainda na adolescência deu os primeiros chutes e dribles no futsal do Heips.

- Ele começou jogando futsal pelo Heips e se destacou. Foi jogando pelo clube que foi visto pelo São Cristóvão. Nosso time estava começando. A formação inicial dele foi por nós. Costumamos não ficar falando disso porque muitos não acreditam. Mas tem até foto - afirma Orlando de Castro, que também conta que Márcio Costa, ex-Fluminense, Flamengo e Corinthians também começou no Heips.

"Nosso objetivo é formar novos atletas. Da mesma forma que fizemos com o Fenômeno. Como fizemos com o Márcio Costa. Mas em grandes escala, tanto no masculino quanto no feminino"

Clube guarda com carinho reportagem em que Ronaldo aparece com fundador do Heips — Foto: Arquivo pessoal

Longe dos holofotes do futebol profissional, o Heips já atua nas competições de base da Federação de Futebol do Rio de Janeiro com equipes no masculino. Prestes a disputar pela primeira vez o Campeonato Carioca Sub-18 com o feminino, Orlando revela que o objetivo do clube agora é conseguir disputar o profissional com o feminino já em 2022.

- Nosso clube é formador. Temos registro na CBF e na Ferj, mas somos amadores. Registramos os atletas igual o Flamengo faz, por exemplo. Mas não disputamos competições profissionais, somente nas categorias de base. Já disputamos o Carioca nas categorias de base com o masculino. Este ano vamos disputar pela primeira vez com o feminino o Sub-18. Temos a intenção de ano que vem disputar também o sub-16 e o profissional além do Sub-18. Damos igual importância para ambos, tanto o masculino, quanto o feminino, desde o sub-9 até o Sub-20.

São Cristóvão tem frase "aqui nasceu o Fenômeno" no CT do clube — Foto: Gustavo Garcia

Para tornar realidade o sonho de "exportar" jogadores e quem sabe até mesmo chegar ao profissional já no ano que vem, desde 2019 o Heips conta com um centro de treinamento em Guaratiba que, de acordo com Orlando, tem estrutura melhor que de "muitos clubes" do Rio de Janeiro.

Heips conta com centro de treinamento em Guaratiba, no Rio de Janeiro — Foto: Divulgação/Heips

- Desde 2019 que temos um CT em Guaratiba (zona oeste do Rio) com uma grande estrutura e estamos em outro patamar. Tirando os grandes, poucos times têm a estrutura que temos no Rio. Três grandes campos, três campos de futebol society, academia, piscinas, refeitórios e tudo mais que um atleta precisa para a formação.

O carioca sub-18 feminino

Além do Heips, disputarão também o Carioca Sub-18 o America, Barra Mansa, Duque de Caxias, Flamengo, Fluminense, Liga Gonçalense (Karanba), Serra Macaense e Vasco.

O campeonato será dividido em: fase de grupos, onde os dois melhores de cada chave se classificam, semifinal e final. Todos os jogos da primeira rodada serão disputados nesta quarta-feira, com destaque para o Fla-Flu na Gávea, às 10h.

Heips estreia no Carioca Feminino Sub-18 nesta quarta-feira — Foto: Heips/Divulgação

Primeira rodada

  • 10h - Flamengo x Fluminense - Gávea
  • 10h - Vasco x America - CT do Artsul
  • 15h - Serra Macaense x Heips - Moacyrzão
  • 15h - LGD/Karanba x Barra Mansa - CE Mauá
  • O Duque de Caxias está de folga na rodada

Veja também

Mais do ge