Ninguém domina o mar de Copacabana como Sharon van Rouwendaal. Campeã olímpica dos Jogos do Rio 2016, a holandesa conquistou neste domingo o bicampeonato do Rainha do Mar, evento do Verão Espetacular que reuniu as maiores nadadoras de maratona aquática do Brasil e do mundo. A coroa e o troféu no Rio de Janeiro novamente ficaram com Sharon. A italiana Rachele Bruni foi a segunda colocada, e Viviane Jungblut colocou o Brasil no pódio com o bronze.
Sharon van Rouwendaal fatura o bicampeonato do Rainha do Mar
Atual campeã olímpica, a brasileira Ana Marcela Cunha, que foi bronze na primeira edição do Rainha do Mar no ano passado, desta vez assumiu o posto de comentarista da prova no Esporte Espetacular. Ela operou o ombro de olho nas Olimpíadas de Paris e não competiu neste domingo. Talvez por isso Sharon foi tão dominante, sendo ameaçada apenas no início da terceira e decisiva etapa.
- Estou muito feliz de vencer. ganhei as olimpíadas aqui. Me sinto muito bem nessas águas. Todas as provas que fiz aqui foram muito boas. Venci esse evento pela segunda vez, espero que se repita ano que vem - disse a holandesa.
Sharon é medalhista de ouro nas Olimpíadas do Rio 2016 e de prata em Tóquio. A holandesa também é a atual campeã mundial dos 10km, a distância olímpica da maratona aquática. Ela teve rivais de peso mesmo com a ausência da brasileira Ana Marcela Cunha. A italiana Rachele Bruni foi vice-campeã olímpica no Rio. A francesa Aurélie Muller, quarta colocada neste Rainha do Mar, é bicampeã mundial dos 10km.
Holandesa com laço estreito com o Brasil
Além do domínio na praia de Copacabana, Sharon tem um incentivo a mais para disputar o Rainha do Mar: visitar a família. A irmã Denise van Rouwendaal é casada com um brasileiro e mora no Brasil. É a chance de a holandesa visitar a pequena sobrinha Valentina.
- Ela foi muito vitoriosa aqui. Já em 2016 quando ela ganhou as Olimpíadas nessa praia. No ano passado ela ganhou a prova também, e agora este ano de novo. Também acho muito legal ela ser convidada, dado que eu moro no Brasil é mais um incentivo para ela vir. Não só pela prova, mas para visitar a família aqui. Então é ótimo. Espero que ela seja visitada mais no futuro - disse Denise.
A prova do Rainha do Mar
Antes de a elite disputar a coroa do Rainha do Mar, cerca de 1.000 competidoras entraram na água para as provas amadoras de olho em uma vaga na prova principal. As vencedoras das corridas de 1 km e 2 km, Natália Almeida e Gabriela Roncato respectivamente, se classificaram para compor o top 10 da elite.
Na primeira etapa da prova da elite com dez nadadoras, a favorita Sharon desde o início puxou o ritmo e até se desgarrou do pelotão. Com tranquilidade, a holandesa foi a mais rápida nos 500m, seguida pela francesa Aurièlie Muller e pela italiana Rachele Bruni. As três últimas da etapa foram eliminadas: a argentina Candela Giordanino e as brasileiras Cibelle Jungblut e Gabriela Roncato.
Sharon van Rouwendaal domina a primeira etapa do Rainha do Mar
Na segunda etapa, de 1.000m, Sharon novamente liderou de ponta a ponta. A francesa Aurièlie e a italiana Rachele seguiram na cola da holandesa durante a primeira volta, mas foram ultrapassadas pela brasileira Viviane Jungblut, que fechou a etapa na segunda posição. A duas últimas da etapa foram eliminadas: Julia Diogo e Natália Almeida, que é nadadora de piscina e acabou errando o trajeto no meio da segunda volta, perdendo um tempo precioso.
Sharon van Roowendaal vence a segunda etapa do Rainha do Mar
Na terceira e final etapa, de 1.500m, a francesa Aurièlie liderou o início da prova, mas Sharon tomou a liderança ainda no meio da primeira volta e disparou. A holandesa em nenhum momento teve sua coroa ameaçada e deixou a briga pela segunda posição. Aurièle e Viviane travaram um bom duelo na primeira volta, com vantagem para a francesa. No fim da segunda volta, Rachele cresceu e assumiu o segundo posto.
Irmãs brasileiras em ação
Pela segunda vez o Rainha do Mar proporcionou às irmãs Jungblut uma oportunidade especial. Viviane e Cibelle competiram juntas o evento que reúne as melhores atletas da modalidade na praia de Copacabana. Viviane, atleta olímpica em Tóquio 2020, é a principal inspiração da irmã Cibelle, que tem 18 anos e é uma das promessas da nova geração da maratona aquática no país.
- Ano passado a gente já competiu juntas no Rainha do Mar. Confesso que é um pouquinho complicado. A gente se apoia muito fora da água, mas dentro da água é uma competição. É do esporte. Nossa diferença (de idade) é um pouco grande. Seis anos e meio. Então com certeza daqui a um tempo eu vou passar o bastão com a maior felicidade. Aí vai ser com ela - disse Viviane.
Veja também