Dia da consciência negra: GE relembra grandes nomes do futebol paranaense
Clubes paranaenses publicaram mensagens de combate ao racismo neste Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira, 20 de novembro.
Athletico, Operário-PR, Londrina, Maringá e Paraná Clube postaram imagens e textos com reflexões sobre o assunto nas redes sociais. Já o Coritiba fez um vídeo com o atacante Brandão e o ex-jogador Reginaldo Nascimento para falar sobre o tema.
O Dia da Consciência Negra é feriado nacional pela primeira vez em 2024, instituído pela Lei 14.759/2023. A data rememora a morte de Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo do Brasil no período colonial, assassinado em 1695, e foi proposta por um grupo de estudiosos e ativistas gaúchos como alternativa à celebração da Abolição da Escravatura, em 13 de maio.
Há 13 anos, o 20 de novembro foi oficializado como Dia da Consciência Negra. No entanto, a data era reconhecida como feriado apenas em seis estados – Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo – e em aproximadamente 1,2 mil cidades.
Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, os registros de casos de racismo no Brasil aumentaram 127% em 2023. 11.610 boletins de ocorrência foram feitos e apenas 297 pessoas foram presas.
Veja as postagens:
Veja também