Tcheco joga troféu para a torcida do Paraná Clube
O Paraná Clube conquistou o título da Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense vencendo o Rio Branco nos pênaltis no Gigante do Itiberê, em Paranaguá. Ao fim da partida, o técnico do Paraná Clube, Tcheco, e o capitão do time, Sidão, conversaram com o ge e falaram sobre a importância desse título para uma nova geração de paranistas.
— Temos jovens que nunca tinham visto o clube ser campeão. "Ah, mas é Segunda Divisão"? Não importa. É uma reconstrução, e ela passa por isso. Dessa semana até o ano que vem, as crianças, os jovens, e também a média e a velha guarda, que conhecem a história do clube, poderão estar felizes - disse Tcheco ao ge no gramado.
— Estamos felizes hoje por ter marcado uma geração de crianças que não viram os tempos de glória do Paraná, mas hoje podem voltar pra casa gritando "é campeão" - também disse o goleiro Sidão.
O Paraná Clube já tinha conquistado o objetivo da temporada ao confirmar o acesso na semifinal, em vitória por 3 a 0 contra o Patriotas no Couto Pereira. A campanha foi coroada com o título depois de uma vitória por 1 a 0 contra o Rio Branco na Vila Capanema, e derrota por 2 a 1 no Gigante do Itiberê. Nos pênaltis, os jogadores do Tricolor converteram todas as cobranças.
— Foi um campeonato difícil, pela pressão em cima do nosso time. Os atletas entenderam o processo de participar da história do clube e foram felizes - avalia Tcheco.
— Foi muito difícil para nós, uma pressão muito grande, só quem conviveu com a gente tem noção da pressão que foi carregar esse clube junto com o torcedor, que abraçou essa causa. Graças a Deus deu tudo certo e hoje estamos comemorando o título para fechar com chave de ouro uma campanha incrível, de sinergia com a torcida - explica Sidão.
Para o jogo em Paranaguá, Tcheco tinha uma série de desfalques. No onze inicial, ele fez seis mudanças com relação ao jogo de ida.
— Só se faz um campeão com um elenco forte, e quem entrou deu conta do recado. Apesar da derrota no tempo normal, tivemos confiança nos pênaltis. Uma história é construída em capítulos, foram vários capítulos internos, que vocês nem sabem, mas que nos ajudaram a chegar a esse título - disse o treinador ao ge.
O Paraná Clube fecha a temporada 2024 sem ter vencido nenhum jogo como visitante, mas com 100% de aproveitamento como mandante. Diante do protagonismo da torcida, Tcheco jogou o troféu para a arquibancada na comemoração do título.
Rio Branco e Paraná Clube voltam a campo na primeira divisão do Campeonato Paranaense em 2025, ao lado de outros dez clubes, que já estão definidos.
Tcheco, comandante da volta à elite do Paraná clube, conversa com o Globo Esporte
Veja também