O Paraná Clube é campeão da Segunda Divisão do Campeonato Paranaense 2024. O Tricolor conquistou o título nos pênaltis, depois de perder para o Rio Branco, por 2 a 1, neste sábado, em Paranaguá, na segunda partida da final. O Paraná tinha ganhando o jogo de ida, por 1 a 0, na Vila Capanema.
Paraná Clube e Rio Branco já tinham conquistado o acesso e estão garantidos na Primeira Divisão do Paranaense em 2025. Será o retorno do Paraná Clube após dois anos, enquanto o Rio Branco foi rebaixado em 2023.
Em campo, o Rio Branco abriu o placar aos 12 minutos, com Valdívia, camisa 10. Ítalo conseguiu empatar no segundo tempo, aos 33 minutos, em chute rasteiro. Aos 43 minutos, depois do cruzamento do Rio Branco na área na área, a bola estava na mão de Sidão, quando Adiel conseguiu empurrar para o fundo da rede e o gol foi validado: 2 a 1.
Depois de um jogo nervoso nos acréscimos, Félix Jorge, Lucas Vieira, Guilherme Borges, Fábio Magrão e Robinho converteram as cobranças nos pênaltis e deram o título ao Paraná Clube. Do lado do Rio Branco, Vandinho, Gabriel Vidal, Neto e Brinquedo fizeram os gols, mas Carré mandou para fora.
As campanhas dos finalistas
Comandado por Tcheco, ídolo do Grêmio, o Paraná Clube fechou a competição com sete vitórias, quatro empates e duas derrotas, as duas para o Rio Branco. O time teve a melhor defesa, com sete gols sofridos.
Na primeira fase, o Paraná Clube na segunda posição, com apenas um derrota nos nove jogos que disputou. Na semifinal, o Tricolor eliminou o Patriotas – empatou sem gols fora, mas venceu por 3 a 0 jogando como mandante no Couto Pereira.
Vice-campeão, o Rio Branco teve a melhor campanha na primeira fase, com o melhor ataque e melhor saldo de gols. O acesso foi garantido ao eliminar o Paranavaí – empatou fora de casa, em 1 a 1, e depois ganhou fora, por 3 a 2.
O técnico do Rio Branco foi Fahel Júnior, que em 2023 comandava o Paraná Clube quando o time foi eliminado na primeira fase da Divisão de Acesso.
Artilheiros
Os goleadores desta edição da Segunda Divisão do Paranaense foram Bryam (Rio Branco), com sete gols, Caio (Rio Branco, com seis gols, e Firmino (Iguaçu), com cinco gols.
Veja também