Os sócios do Londrina aprovaram, neste sábado, a venda de 90% da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do clube para a Squadra Sports. Em assembleia geral, os associados computaram 71 votos favoráveis (86,5% dos votos válidos). Foram ainda 11 votos contrários e duas abstenções.
Novo parceiro do Londrina, Guilherme Bellintani detalha projeto e transição até SAF
Liderada por Guilherme Belintani, ex-presidente do Bahia, a Squadra adquire, então, 90% capital social do Londrina Esporte Clube Sociedade Anônima do Futebol. Os valores não foram divulgados até o momento, mas giram em torno de R$ 100 milhões, que devem ser investidos no futebol até 2029. Há ainda a previsão do grupo definir um centro de treinamentos para o clube, além de uma reforma no estádio VGD.
A proposta vinculante já tinha sido aprovada inicialmente pelo Conselho de Representantes do LEC, em dezembro. Uma equipe de transição foi criada desde então, com membros da direção do Londrina e também da empresa. Eles estão tocando juntos o futebol, mas com os recursos do próprio LEC neste primeiro momento.
- A gente tem um comitê de transição, que vem fazendo a gestão do futebol e em paralelo, estamos discutindo o acordo de investimentos, o acordo de acionistas, então logo seja constituída a SAF, um processo burocrático que envolve registro na Junta Comercial, dentre outras coisas. Concluir a redação desses documentos, aprovar no Conselho de Representantes, a assinatura das partes, a gente faz o fechamento da operação - disse Paulo Assis, CEO da empresa contratada pelo LEC na na busca do investidor e contratada pela Squadra para liderar a transição.
Depois de ter rescindido com a SM Sports, gestora de futebol de 2011 até 2023, o Londrina voltou a assumir o futebol e conduziu as negociações para a venda da SAF.
Até o fim de março, o LEC vai utilizar o CT da SM Sports, que foi disponibilizado ao clube em um acordo firmado no processo de rescisão. Alguns jogadores também foram cedidos e formam o elenco do Tubarão no começo do Paranaense.
O clube contratou o técnico Emerson Ávila, ex-Goiás, e anunciou 13 reforços até agora. Além do Paranaense, o time terá a Série C do Brasileiro em 2024.
Veja a nota da Squadra Sports enviada à imprensa:
Informamos que na manhã deste sábado (20/01), durante a Assembleia Geral dos associados do Londrina Esporte Clube, foi aprovada a validação da Proposta Vinculante apresentada pela Squadra Sports. Em uma votação expressiva, com 86,5% dos votos válidos, foi aprovado o projeto para a aquisição de 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Londrina.
Guilherme Bellintani, Sócio da Squadra Sports, comentou sobre o resultado da votação e a receptividade calorosa da cidade. "A votação foi expressiva e mostra que o nosso projeto tem um grande apoio dos associados. Estamos entusiasmados com a oportunidade de contribuir para o crescimento e sucesso do Londrina Esporte Clube. Além disso, reforçamos o nosso agradecimento a cidade, que nos acolheu de braços abertos”.
Durante todo o processo, a Squadra Sports contou com a parceria da Matix Capital, empresa renomada na estruturação de investimentos no futebol e responsável em trazer investidores para diversos clubes, incluindo Eagle Holdings para o Botafogo, 777 Partners para o Vasco da Gama, HiPe para o America-RN e T2R Sports para o Rio Branco/ES.
Responsável pela captação e condução da negociação, a PMK Sports também está ao lado da Squadra liderando o processo de transição desde 21 de dezembro de 2023.
Veja também