TIMES

Por Guto Marchiori — Curitiba


Athletico é campeão paranaense 2024

Athletico é campeão paranaense 2024

Presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Cury Filho opinou sobre a mudança do calendário nacional para 2025. Por conta das mudanças feitas pela CBF, o estadual seguirá com o mesmo formato dos últimos cinco anos, mas terá o início antecipado para o dia 11 de janeiro, com a final marcada para 26 de março.

Hélio Cury Filho, presidente da Federação Paranaense de Futebol — Foto: Eduardo Somer/FPF

O dirigente, no entanto, revelou que na reunião com os representantes dos clubes ficou definido debate ao longo da próxima temporada. O foco desses encontros será a discussão da mudança no formato do Campeonato Paranaense para 2026.

— Não sabemos ainda quantas datas vamos debater a fórmula do campeonato, mas a gente já está pautando uma mudança para se adequar à nova realidade, não no calendário brasileiro, mas no calendário sul-americano — afirmou o presidente em entrevista coletiva.

Em 2025, serão 17 datas disponíveis. Nove delas serão utilizadas para os jogos da primeira fase, enquanto as outras seis serão distribuídas no mata-mata: quartas de final, semifinal e final.

Conselho Arbitral do Campeonato Paranaense 2025 — Foto: Eduardo Somer/FPF

"Maratona extremamente desgastante"

Cury Filho analisou a antecipação do calendário nacional implica no do próximo ano. Para o dirigente, esse ajuste vai transformar a primeira fase do estadual em um período "extremamente desgastante" para os jogadores, por conta do curto tempo de preparação e da quantidade de partidas em sequência.

— Não podemos nos esquivar de que teremos uma verdadeira maratona para os atletas na primeira fase da competição. Uma maratona extremamente desgastante. Temos a consciência disso — completou.

Athletico, campeão paranaense em 2024 — Foto: Dido Henrique / FPF

O Paranaense 111 terá: Andraus, Athletico, Azuriz, Cascavel, Cianorte, Coritiba, Londrina, Maringá, Operário-PR, Paraná Clube, Rio Branco-PR e São Joseense. Os oito primeiros colocados na primeira fase avançam para as quartas de final. Os dois últimos colocados serão rebaixados.

O Athletico é o atual bicampeão, batendo em 2024 o Maringá na final. PSTC e Galo Maringá foram rebaixados na última edição, enquanto o Paraná Clube e o Rio Branco-PR conseguiram o acesso na Segunda Divisão.

Veja também

Mais do ge