TIMES

Por Guto Marchiori — Curitiba


Athletico é campeão paranaense 2024

Athletico é campeão paranaense 2024

A Federação Paranaense de Futebol (FPF) anunciou algumas novidades para a temporada 2025. Uma delas será a retomada do Troféu do Interior, no Estadual, e a possibilidade de voltar com a Copa Paraná, no segundo semestre, para dar aos clubes a opção de se manter em atividade por quase todo os meses. O torneio poderá valer uma vaga na Copa do Brasil de 2026.

Hélio Cury Filho, presidente da Federação Paranaense de Futebol — Foto: Eduardo Somer/FPF

O Paranaense 2025 vai começar no dia 11 de janeiro com o confronto entre o atual campeão estadual, Athletico, e o campeão da segunda divisão, Paraná Clube, valendo uma espécie de "supercopa estadual". Ainda terá a taça dada ao campeão do interior, além do troféu destinado ao campeão geral. A tabela completa será divulgada até 22 de novembro.

— Vamos voltar com o troféu do campeão do interior. Aquele time que não está em Curitiba e região metropolitana, por definição (dos clubes), o mais bem colocado terá o direito de troféu do interior, independente da classificação final — revelou Hélio Cury Filho.

Desta maneira, sete times estão na disputa pelo título de melhor do interior: Azuriz, Cianorte, Cascavel, Londrina, Maringá, Operário e Rio Branco.

Conselho Arbitral do Campeonato Paranaense 2025 — Foto: Eduardo Somer/FPF

Chance de vaga na Copa do Brasil 2026

Em 2025, a Federação Paranaense planeja recriar a Copa Paraná, dede que tenha a adesão de pelo menos oito times. A ideia é estender o calendário dos clubes, tirando os que estarão em competições nacionais, após a disputa do estadual. A possibilidade é que o campeão fique com uma vaga para a Copa do Brasil 2026.

— A gente conversou com os clubes e temos a vontade de fazer uma nova competição, valendo uma das vagas na Copa do Brasil, para que a gente possa ter um calendário mais extensivo, que atinja mais clubes do interior e que eles possam almejar um calendário nacional — completou o presidente da FPF.

A Federação tem direito a cinco vagas na Copa do Brasil, que geralmente é distribuída para os cinco times mais bem colocados do Campeonato Paranaense 2025. Com a criação da Copa Paraná, seria quatro vagas pelo Estadual e outra para o campeão do torneio complementar.

Veja também

Mais do ge