Athletico é campeão paranaense 2024
O Campeonato Paranaense de 2025 repetirá a fórmula dos últimos cinco anos, com turno único e mata-mata a partir das quartas de final. A competição vai começar no dia 11 de janeiro, com o duelo Athletico x Paraná Clube, enquanto a final está marcada para o dia 26 de março. A tabela completa será divulgada até 22 de novembro.
Um arbitral, realizado nesta terça-feira, definiu os detalhes da competição. A mudança nas datas do Paranaense foi feita por conta do calendário do futebol brasileiro, divulgado pela CBF, reduzindo o período dos estaduais e antecipando o início da Série A do Campeonato Brasileiro para o fim de março.
— Ainda não teremos a premiação (financeira) que tanto esperamos, mas não está certo. Uma novidade é iremos voltar com o troféu de campeão do interior, tirando os times da região metropolitana de Curitiba, o mais bem colocado levará essa taça — explicou o presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Cury Filho.
O Paranaense 111 da história vai explorar os clássicos e somará 17 datas. Desta maneira, uma Data Fifa será utilizada para jogos. Isso será entre os dias 17 e 25 de março. Os oito primeiros avançam para as quartas de final. Os dois últimos colocados serão rebaixados.
As inscrições de jogadores serão ilimitadas. Ou seja, os clubes poderão escrever quantos jogadores quiser até o fim da primeira fase. Além disso, foi definido o limite de nove jogadores estrangeiros por jogo, uma adequação ao regulamento geral de competições da CBF.
Em relação ao VAR, está mantido a utilização do recurso tecnológico para os jogos da semifinal e final. De acordo com o presidente Hélio Cury Filho, existe a possibilidade de antecipar, ainda em 2025, esse modelo também para as quartas de final.
Outro ponto do campeonato que ficou definido diz respeito às condições de gramado. A FPF se comprometeu a reforçar as vistorias dos estádios a fim de cobrar condições mínimas de campo para a realização dos jogos.
— Iremos fazer uma inspeção de todos os gramados da primeira e segunda divisões ainda em 2025, já pensando em ter todos os gramados aptos em 2026. Para o próximo ano, haverá vistoria e, caso seja necessário, será solicitado o ajuste — completou.
O Athletico é o atual bicampeão, batendo em 2024 o Maringá na final. PSTC e Galo Maringá foram rebaixados na última edição, enquanto o Paraná Clube e o Rio Branco-PR conseguiram o acesso na Segunda Divisão.
Os representantes na reunião:
A fórmula
- 1º Fase: Os clubes se enfrentam em turno único, com seis mandos de campo para os classificados de primeiro a sexto lugares en 2024 (Athletico, Maringá, Coritiba, Operário-PR, FC Cascavel e Cianorte), e cinco mandos para os demais clubes (Azuriz, Londrina, Andraus, São Joseense, Paraná Clube e Rio Branco-PR). Classificam-se para o mata-mata os oito melhores clubes.
- Rebaixamento: os dois clubes que somarem o menor número de pontos na primeira fase (11º e 12º colocados) caem de divisão.
- Quartas de final: Os oito clubes classificados na primeira fase serão divididos em quatro grupos com dois clubes (“A”, “B”, “C” e “D”) e jogarão dentro de seus respectivos grupos em partidas de ida e volta (1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º).
- Semifinal: os quatro clubes classificados serão divididos em dois grupos com dois clubes (“E” e “F”) e jogarão dentro de seus respectivos grupos em partidas de ida e volta (vencedor AxB e vencedor BxC).
- Final: os dois clubes classificados jogarão partidas de ida e volta.
Veja também