TIMES

Por Nadja Mauad e Rodrigo Saviani — Curitiba


Maurício Barbieri é o novo técnico do Athletico

Maurício Barbieri é o novo técnico do Athletico

A busca por uma resposta rápida e um treinador que se encaixasse na nova realidade do Athletico na Série B do Campeonato Brasileiro fizeram com que o presidente do clube, Mario Celso Petraglia, contratasse Maurício Barbieri.

Desde a demissão de Lucho Gonzalez, Petraglia puxou para si a responsabilidade de escolher o novo treinador. Nos bastidores, o dirigente conversou com pessoas ligadas ao futebol e, especialmente, ouviu diversos empresários de confiança.

Nessa busca, Petraglia sondou rapidamente as situações de Thiago Carpini, que renovou com o Vitória, e Pedro Caixinha, que neste momento não quer trabalhar na Série B e agora negocia com o Grêmio. Depois disso, na semana passada, o dirigente chamou para vir até a casa dele, em Curitiba, o auxiliar-técnico do Palmeiras, Andrey Lopes.

O Athletico chegou a fazer o convite para que Cebola, como é conhecido Andrey no futebol, comandasse o time na temporada de 2025. O profissional pediu um tempo para dar uma resposta. Segundo o ge apurou, Cebola quer ser treinador, acredita que pode ter esse projeto no Palmeiras e se mostrou receoso em "trocar o certo pelo incerto".

Petraglia seguiu olhando para o mercado e, no sábado, Mauricio Barbieri foi oferecido. O nome agradou ao presidente por ser um treinador que teve um trabalho longevo e de sucesso, especialmente no Bragantino.

Mauricio Barbieri, técnico do Bragantino — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Depois da negativa de Andrey Lopes, Petraglia não teve dúvida. O dirigente não queria transformar a busca por um treinador em uma novela como aconteceu com Domènec Torrent no ano passado. Com uma ligação, o presidente pediu para que Barbieri viajasse para Curitiba. O treinador desembarcou na capital paranaense na segunda-feira, após o almoço, e foi direto para a casa do presidente do Athletico.

Em uma conversa "olho no olho para adquirir confiança", as partes chegaram rapidamente a um acordo. Petraglia falou abertamente sobre a reformulação geral necessária, a necessidade de voltar a "fazer muito com pouco investimento", o resgate da estrutura do Athletico e, claro, o projeto imediato que é o acesso a Série A.

Foi tudo tão rápido que Barbieri sequer se hospedou em um hotel em Curitiba, dormiu no CT do Caju e pela manhã fez reuniões de planejamento com o diretor de futebol Rodrigo Possebon. Ele volta para São Paulo para passar o Natal e depois se apresenta para iniciar os trabalhos com o elenco, no dia 26 de dezembro.

Veja também

Mais do ge