Recém-contratado pelo Piauí, o treinador Roberto Fernandes, em entrevista ao Clube News Esporte, da Rádio Clube News FM, criticou sobre o atual formato do calendário do futebol brasileiro. Segundo o técnico, a preferência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em apressar os torneios estaduais, deixando em um curto período de disputa, é um dos fatores para favorecer os grandes clubes da Série A e B do Campeonato Brasileiro, o que chamou de “elitização” do esporte nacional.
- Eu analiso por dois aspectos. O primeiro deles é que está muito claro que estão querendo elitizar o futebol. Quem está no topo não está nem aí para as equipes pequenas ou times que não estão no momento ocupando Série A e Série B, mas que tem sua paixão e tradição que merece. E o segundo aspecto, é a falta de conhecimento sobre o futebol de outros estados. As pessoas acham que o futebol se limita a Flamengo, Palmeiras e dentre outros, e é uma das razões de estrangular o campeonato estadual - pontou o técnico do Piauí.
Além disso, o treinador pernambucano citou a paralização do calendário do futebol brasileiro entre os meses de junho e julho de 2025 para a disputa do Mundial de Clubes da FIFA, relatando que não faz diferença nenhuma para os clubes pequenos que necessita de datas de outras competições para manter suas finanças e funcionários envolvidos no esporte.
Embora não disputem competições nacionais de grande porte, pede mais movimentações de datas no cronograma anual e respeito com os clubes e com o futebol dos estados não desenvolvidos que passa por todas as dificuldades mencionadas.
- Está certo porque a gente não tá participando dessas competições nacionais acima, mas poderia movimentar um pouco mais. É o que digo: nós temos vários brasis dentro de um único Brasil. Você não pode ter uma decisão elitista como essa dentro do futebol, para atingir todo mundo no mesmo peso e não funciona assim. Devemos ter um pouco mais de sensibilidade e um pouco mais de respeito com o futebol daqueles estados que, hoje, não são tão badalados - finalizou.
Confira como será o calendário de 2025
- Campeonatos Estaduais: 12/01 a 26/03 (16 datas)
- Supercopa do Brasil: 02/02
- Copa do Brasil: 19/02 a 09/11 (14 datas)
- Série A: 29/03 a 21/12 (38 datas)
- Série B: 05/04 a 22/11 (38 datas)
- Série C: 13/4 a 26/10 (27 datas)
- Série D: 13/04 a 28/09 (24 datas)
- Conmebol Libertadores: 05/02 a 29/11 (19 datas)
- Conmebol Sul-Americana: 05/03 a 22/11 (15 datas)
- Conmebol Recopa: 19/02 e 26/02 (02 datas)
- Mundial de Clubes da Fifa - 15/06 a 13/07
Em meio a pré-temporada, o Piauí realizou seu primeiro amistoso no último fim de semana. O Enxuga Rato venceu a Seleção de Nossa Senhora dos Remédios, por 3 a 0. Felipe, Adílio e Felipinho foram os autores dos gols; reveja abaixo.
Gols l Piauí 3 x 0 Seleção de Nossa Senhora dos Remédios l amistoso
O jogo também marcou a estreia do técnico Roberto Fernandes no comando da equipe rubro-anil. O clube tem mais um amistoso confirmado. No dia 22 de dezembro, o Piauí vai encarar o Fluminense-PI, no estádio Albertão, em Teresina.
Fluminense-PI x Piauí - amistoso
- Data: 22 de dezembro;
- Horário: 16h;
- Local: Albertão, em Teresina.
Atual campeão da Série B do estadual, o Piauí está no Grupo B do Campeonato Piauiense de 2025 junto com Parnahyba, Oeirense e 4 de Julho. Na primeira rodada do torneio, o Enxuga Rato vai ter pela frente o Colorado no dia 11 de janeiro, às 16h, no estádio Albertão, em Teresina.
4 de Julho x Piauí
- Data: 11 de janeiro;
- Horário: 16h;
- Local: Arena Ytacoatiara.
Veja também