TIMES

Por Arthur Ribeiro, Maurício Soares e Josiel Martins — Teresina


Francisco Diá, técnico do Altos, comentou sobre a preparação para o primeiro teste do Alviverde na pré-temporada: o amistoso com o Moto Club, no próximo sábado, na cidade de José de Freitas. O treinador ainda confirmou que vai fazer um rodízio no elenco para o amistoso. Dessa forma, ele deve usar dois times, que ainda estão sendo definidos por ele, um em cada tempo do jogo. Francisco não vai contar com o zagueiro, que segue em tratamento por lesão no joelho.

Francisco Diá, técnico do Altos — Foto: Maurício Soares

- Como temos esses amistosos, a gente vai priorizar aqueles jogadores que estão até melhor fisicamente, mas a gente sabe que vai ter muita dificuldade, por isso a gente vai usar dois times, um em cada tempo, vamos enfrentar uma equipe que vem treinando há mais de um mês, e pode sentir sobre essa parte física, jogador ainda com a perna presa, travada. Então, a gente está gostando demais do trabalho, o trabalho que está sendo feito pelo professor André (Otaviano, preparador físico) - comentou Francisco Diá, técnico do Altos, que ainda complementou.

- A gente tem trabalhado pouco, vamos acelerar a partir de hoje e até amanhã um trabalho mais com bola, para a gente ter uma equipe competitiva. Tenho certeza que, até agora que a gente viu, foram surpresas alguns jogadores, a gente está com uma equipe muito boa. O pensamento do presidente é reforçar mais ainda com o atacante, ter uma chegada de mais um goleiro, quem sabe talvez mais um homem de meio campo - citou o treinador.

Em meio aos treinos, poucos com bola com os jogadores, Diá alertou sobre a quantidade reduzida de treinos e sobre a parte física, que ainda é um alerta. Sobre o rival, o treinador voltou a comentar que o Moto Club teve um tempo a mais de preparação - e reiterou sobre os cuidados que o grupo deve ter quando aos atletas.

Treino do Altos — Foto: Maurício Soares

- Olha, com certeza a gente vai encontrar dificuldades, né? A gente se apresentou dia 4 (de dezembro), hoje faz duas semanas, e a gente ainda se encontra trabalhando a parte física. Fiz um ou dois trabalhos com bola para soltar o pessoal, alguns jogadores ainda sentindo muito a parte física, esse período é complicado para todo atleta. Nós tínhamos 10 ou 12 jogadores que só jogaram até a Série D, e a gente teve que fazer essa parte física - comentou o gestor.

Francisco Diá, técnico do Altos — Foto: Maurício Soares

Provável time titular do Altos contra Moto Club

Careca; Joeliton, Albert, Negueba, Jefferson; Marcos Antônio, Alan Pedro, Dieguinho, Reinaldo; Felipe Sales e Lucas Reis.

Estádio Jacozão, em José de Freitas — Foto: Volnei Knopp/Rede Clube

Altos x Moto Club

  • 🗓️ Data: 21 de dezembro;
  • Horário: 15h45;
  • 🏟️ Local: estádio Jacozão, em José de Freitas;
  • 🎟️ Entrada: 1kg de alimento.

O estádio ainda não possui a liberação para receber partidas oficiais, pois não possui o laudo válido do Corpo de Bombeiros. O clube e a organização da praça esportiva buscam a regularização do palco para estar apto a sediar partidas do Campeonato Piauiense, da Copa do Brasil, da Copa do Nordeste e da Série D do Brasileiro.

Além deste amistoso, a expectativa é de que o Altos vai entrar em campo em mais duas oportunidades antes do início da temporada 2025. O Alviverde tem pela frente novamente o Moto Club, no dia 27 de dezembro, e o Maranhão no dia 29 de dezembro. Ambos serão realizados em São Luís, porém seguem sem horário e local definidos; veja abaixo.

Moto Club x Altos

  • 📅 Data: 27 de dezembro;
  • 🕗 Horário: a definir;
  • 🏟️ Local: em São Luís, local a definir.

Maranhão x Altos

  • 📅 Data: 29 de dezembro;
  • 🕗 Horário: a definir;
  • 🏟️ Local: em São Luís, local a definir.

Treino do Altos — Foto: Samuel Pereira/A.A Altos

Em 2025, o clube vai disputar o Campeonato Piauiense, a Copa do Brasil, a Copa do Nordeste e a Série D do Campeonato Brasileiro. Atual campeão do estadual, o Jacaré está no Grupo A do torneio junto com River-PI, Fluminense-PI e Atlético-PI.

O Jacaré vai iniciar sua jornada em 2025 no dia 12 de janeiro, contra o Fluminense-PI, às 16h, no estádio, Albertão, em Teresina, pela primeira rodada do estadual.

Altos x Fluminense-PI

  • 📅 Data: 12 de janeiro;
  • 🕗 Horário: 16h;
  • 🏟️ Local: estádio Albertão.

Campeonato Piauiense 2025

Primeira fase

Altos
X
Fluminense-PI

Altos

Fluminense-PI

Veja outros trechos da entrevista de Diá

Sobre o Jefferson

- É uma surpresa para alguns, Jefferson... A gente sabia que ia corresponder até pela qualidade do jogador. O jogador começou na base do ABC e tem sete anos de Grêmio. No ano passado ele era titular absoluto do sub-23 do Grêmio, jogando onde Cuiabano era a reserva dele. Então um jogador que tem sete anos de escola no Grêmio dispensa comentário em todos os fundamentos. Um jogador jovem, que eu tenho certeza que vai dar muitas alegrias ao torcedor do Altos.

Jogos em José de Freitas?

- A gente ficou muito feliz em ter ido para lá. O povo de lá recebeu a nossa equipe muito bem. Acolheu muito bem a nossa equipe. Eu tenho certeza que se a gente for jogar lá, eles vão jogar junto (população de José de Freitas). Falei com os administradores também, para dar uma melhorada no gramado. Baixar um pouco a grama, a tela está muito alta, principalmente, a gente vai sofrer muito na pré-temporada, passar um rolo no campo, a gente vai ter essa dificuldade de campo aqui, né? E o nosso time é um time de muita qualidade, de muito toque de bola.

- A gente trabalha muito com essa posse de bola, jogadores de característica técnica, como o João Paulo, Dieguinho, o Alan Pedro e tantos outros, time jovem, mas um time de posse de bola, quando a gente jogar num gramado mais pesado a gente vai sentir um pouco. Então, é uma equipe também de muita velocidade. Mas a gente não pode escolher campo nem adversário pra jogar, o time que quer fazer boas campanhas e que quer brigar pelo título, tem que superar tudo isso e superar tudo que acontece ao longo de uma caminhada.

Preparação do físico dos atletas

- Eu tenho que colocar dois times, até porque o pessoal não aguenta, o pessoal está há 14 dias de muito trabalho físico, de físico-técnico, alguns trabalhos de posse de bola. Hoje mesmo a gente vai trabalhar um pouco a bola parada, vamos trabalhar um pouco de posicionamento, foi feito academia pela manhã. A gente não está só visando esses três amistosos, que devem ser amistosos proveitosos, de uma valia muito boa para a gente, mas a gente tem que pensar num todo, nas competições que se aproximam, que são competições difíceis, como a Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Campeonato Piauiense. Então a gente está fazendo essa parte, pensando com isso, nesses objetivos.

Veja também

Mais do ge