Altos inicia treinos com técnico Francisco Diá no Albertão
Francisco Diá, técnico do Altos, comentou sobre a prioridade de competições para a temporada de 2025. O treinador revelou que, em conversa com a direção do clube, tem como prioridade o Campeonato Piauiense (para garantir calendário para 2026) e Copa do Brasil (para mirar possíveis lucros quanto às finanças do clube). Entretanto, o comandante do Alviverde não pretende deixar de lado a Copa do Nordeste.
- É quase que impossível você ir bem em três competições (Piauiense, Copa do Nordeste e Copa do Brasil). Mas eu acho que a prioridade maior, para mim, eu tive conversando com o presidente, eu acho que o campeonato estadual, porque ela dá calendário, e a Copa do Brasil, que ela é mais até rentável que as outras competições. Então a gente vai focar nessas competições. A Copa do Nordeste, o que vem é lucro - afirmou Francisco Diá, técnico do Altos.
- Não é que a gente vai abandonar essa Copa do Nordeste. Mas a gente teve, por exemplo, no Campinense, a felicidade de ir bem nas três competições, Aí saímos em 2016, eu acredito que foi vice-campeão do Nordeste, aí depois a gente teve campeão paraibano, mas não deu pra ir bem também na Copa do Brasil, porque você tem que estar com um elenco bem qualificado e com um elenco grande pra você ir bem nessas competições. Isso é muito, quase que impossível - completou o treinador.
Sobre o elenco, o clube pretende usar 30 jogadores, contando com atletas da base, mas a ideia é que 27 sejam contratados. Atualmente, o Jacaré tem 25 nomes acertados. Diá pretende buscar mais um goleiro e um lateral para o clube.
- Nós vamos fazer uma avaliação do elenco no começo da competição e o número de jogadores. Eu acho que ainda não é o suficiente. Eu costumo trabalhar com um elenco em torno de 26 ou 27 jogadores, mas como são três competições, vamos aumentar um pouquinho. Falei com o presidente sobre isso. A gente precisa de mais um lateral-esquerdo e mais um goleiro. Aí a gente vai ter, ao longo da competição, se precisa ter alguma carência em alguma posição para a gente qualificar o grupo - citou o gestor, que completou.
- No trabalho vai ser um trabalho comandado. No início, mais da parte física. A gente teve a felicidade de trazer alguns jogadores que estavam em atividade, como é o caso do Dieguinho, que jogou, o próprio lateral-esquerdo (Igor Sanchs), lateral-direito de Negeba que vinha atuando, tem alguns jogadores que estavam atuando. Então, a gente vai priorizar muito a parte física - citou o técnico.
Apresentação do Alviverde
O Altos iniciou os trabalhos de pré-temporada para as competições de 2025. O Alviverde teve o primeiro treino em grupo feito no estádio Albertão, em Teresina, com foco voltado à parte física. Ao todo, 18 dos 25 atletas estiveram presentes para os primeiros trabalhos com o grupo.
Veja abaixo a relação completa de atletas presentes
- Goleiros: Careca e Vinicius
- Laterais: Igor Sanchs e Rodrigo Negueba;
- Zagueiros: Albert, Arlan, Leandro Amorim, Sávio e Joécio;
- Volantes: Hudson, Digão e Marcos Antônio;
- Meias: Dieguinho, Alan Pedro e Reinaldo Vieira;
- Atacantes: William Anicete, Rodrigão, Lucas Bala.
Não estiveram presentes na atividade sete atletas:
- Goleiro: Lucas Ferreira;
- Lateral: Gean;
- Volantes: Ray, Iago Leite e Jonathan;
- Atacantes: Felipe Sales e Lucas Reis.
Elenco do Altos para a temporada 2025
- Goleiros: Careca, Vinicius e Lucas Ferreira;
- Laterais: Gean, Igor Sanchs e Rodrigo Negueba;
- Zagueiros: Albert, Arlan, Leandro Amorim, Sávio e Joécio;
- Volantes: Hudson, Digão, Ray, Iago Leite, Jonathan e Marcos Antônio;
- Meias: Dieguinho, Alan Pedro e Reinaldo Vieira;
- Atacantes: William Anicete, Rodrigão, Lucas Bala, Felipe Sales e Lucas Reis.
Comissão técnica do Altos presente
- Técnico: Francisco Diá;
- Auxiliar técnico: Lino Lira;
- Preparador físico: André Otaviano.
Depois da parte física treinada na primeira atividade, o Alviverde deve iniciar os trabalhos com bola de forma gradativa. Durante a semana, os treinos do Altos serão realizados em dois turnos: manhã e tarde, no Albertão, Cefap, Lindolfo Monteiro e Eldorado.
- Quinta-feira: no Eldorado;
- Sexta-feira: Lindolfo Monteiro (previsão);
- Sábado: a definir.
O Altos vai iniciar sua pré-temporada na primeira semana de dezembro. Em 2025, o clube vai disputar o Campeonato Piauiense, a Copa do Brasil, a Copa do Nordeste e a Série D do Campeonato Brasileiro.
Atual campeão do estadual, o Jacaré está no Grupo A do torneio junto com River-PI, Fluminense-PI e Atlético-PI. O Jacaré vai iniciar sua jornada em 2025 no dia 12 de janeiro, contra o Fluminense-PI, às 16h, no estádio, Albertão, em Teresina, pela primeira rodada do estadual.
Altos x Fluminense-PI
- 🗓️ Data: 12 de janeiro;
- ⏰ Horário: 16h;
- 📍 Local: estádio Albertão, em Teresina.
Veja outros trechos da entrevista de Francisco Diá
Calendário recheado para 2025
- A expectativa é das melhores possíveis, né? Calendário cheio e isso aumenta a responsabilidade. Sabemos da dificuldade que vamos enfrentar, principalmente num Campeonato Piauiense, que talvez, eu que conheço e acompanho bem, desde 2017, desde a minha primeira passagem aqui, eu acho que vai ser um dos mais difíceis da história do Campeonato Piauiense, o nível.
- Você começa pelos grandes treinadores que estão chegando aqui e os elencos que estão sendo montados. Isso causa uma expectativa maior, mas graças a Deus o presidente está nos dando uma estrutura boa para trabalhar e vamos para essas competições com uma equipe bem competitiva para fazer um bom papel, principalmente, no Piauiense e na Copa do Brasil.
Função de coordenador técnico
- Olha, é uma função que eu nunca tinha exercido, recebi o convite do ABC, onde eu tive um passagem brilhante, eu fui campeão em 2020 de forma invicta e a gente recebeu esse convite do presidente. A gente fica orgulhoso, né? Como se diz, pela essa nova função. Os grandes clubes do futebol brasileiro têm essa função de coordenador, ele vai nos ajudar bastante na montagem do elenco, porque a gente passou a conhecer mais o mercado. Isso aí facilita bastante na hora de você montar um elenco.
- Tivemos aqui no Altos a felicidade de você encontrar uma base de um equipe campeã. Isso aí facilita muito para a nossa comissão dar um início a um trabalho, que eu tenho certeza que vai ser um trabalho difícil, mas que um trabalho que a gente vai conseguir o êxodo das competições que a gente.
Período curto de trabalho e falta de espaço para treinos
- Olha, é muito curto. Até porque eu estive falando com o presidente e a gente não é de fugir disso, de jogos treino e jogos fortes. Mas há de convir, o Moto tá treinando há um mês, né? A gente vai está se apresentando hoje. E a dificuldade de campo aqui vai ser grande também. A gente está com essa dificuldade porque os dois clubes. Eu acho que o Piauí, eu acho que o Atlético-PI, alugaram os campos todos, a gente está com essa dificuldade de treinamento, né?
- E a gente vai ter pouco tempo para esse trabalho, né? Mas como tinha marcado, a gente vai acelerar o trabalho, principalmente com bola, para jogadores até tá mais solto nesse primeiro jogo-treino. E a gente vai priorizar aqueles atletas que vinham atuando para dar uma conotação maior e a gente tirar algumas conclusões da equipe que a gente vai começar o campeonato.
O que vai ser observado inicialmente nos amistosos?
- Talvez a parte tática, né? Talvez a parte tática, que a gente sempre alterna na parte tática, mas o. Se você for ver, hoje é dia 4 para o dia 21, eu acho que está na segunda semana de trabalho, os caras ainda estão na parte física, então isso é difícil. Principalmente aqueles jogadores que vinham parados, que só disputaram o primeiro semestre. Isso aí dificulta, e o adversário, por exemplo, o Moto, ele vai estar mais solto em ritmo de jogo, então a gente tem que ter muito cuidado para não causar alguma lesão, e a gente se prejudicar dentro das competições que a gente vai disputar.
Tem uma base de time para esse primeiro jogo?
- Não, nem se eu fosse pai de santo, para saber, porque até que alguns jogadores que eu tenho aqui eu não conheço. Ele (Warton Lacerda, presidente do Altos) tem uma base muito forte. Isso aí vai levar uma vantagem muito grande porque ele teve uma base muito forte, que foi uma base do campeão, escolhida pelo presidente, que tem conhecimento também de futebol.
- Ele escolheu esse elenco montado quase como se fosse em 2017, naquela campanha que a gente fez brilhante, naquela passagem, eu e o presidente que conhece também de futebol e faz as análises dele. E a gente trabalhar em conjunto, isso aí facilita mais, né? Pra gente fazer um plantel, um elenco bem competitivo.
Sobre o Rodrigão e Joécio
- Eu que lancei o Rodrigão praticamente no futebol, foi artilheiro do Brasil em 2015, onde foi artilheiro do Brasil, teve duas temporadas comigo, onde foi bem campeão no Nordeste, artilheiro do Brasil naquela época. Ele foi para o Santos, onde teve uma boa passagem e onde passou foi artilheiro, certo? É um jogador com 31 anos, não desaprendeu. Claro que ele teve uma lesão, ficou esse tempo parado, a gente vai ver isso aí com cuidado para ver como ele está. Não só ele como o Joécio.
- Também um jogador que teve cinco títulos comigo e um acesso. O Joécio, eu tomara que ele repita aqui essa façanha, a gente foi cinco vezes campeão, um acesso no Sampaio. A gente fica feliz de encontrá-lo aqui, não só ele, como o Rodrigão. Eu notei que o Rodrigão é muito motivado para essa competição, né? Se ele tiver motivado e tiver bem fisicamente, vai nos ajudar bastante nessa caminhada.
Níveis de técnicos do Piauiense
- Não só Francisco Diá, como os demais treinadores aqui. Eu enalteci, no nível dos treinadores que estão aqui no futebol. Grandes treinadores em nível de Nordeste, um Roberto Fernandes, aliás, que é um amigo particular, tem o próprio Marcinho (Guerreiro) e tantos outros treinadores aí, então vai ser um campeonato muito competitivo e a gente chega motivado para uma competição difícil, que vamos enfrentar com grandes treinadores.
- Isso aí nos motiva muito mais ainda e quem vai ganhar com isso é o torcedor que vai ver grandes equipes ao longo de um campeonato difícil que vai ser o Campeonato Piauiense.
Veja também