TIMES

Por Arthur Ribeiro e Julio Costa — Teresina


Flamengo conquista a Copa do Brasil pela quinta vez na história

Flamengo conquista a Copa do Brasil pela quinta vez na história

Herói da conquista do Campeonato Brasileiro de 2009, Ronaldo Angelim elogiou Filipe Luís, técnico campeão da Copa do Brasil pelo Flamengo na temporada de 2024. O ex-zagueiro aproveitou para afirmar que o clube "demorou para tirar Tite" do comando da equipe. Além disso, o ídolo rubro-negro criticou o trabalho do ex-treinador da Seleção enquanto esteve à frente do Rubro-Negro.

Filipe Luís foi jogador, estava junto com o elenco, todos jogadores gostam dele, sem contar que é um cara que jogou muito tempo na Europa, entende de futebol e vinha mostrando isso nas categorias de base"
— declarou o ex-zagueiro do Flamengo.
Eu acho que o Flamengo demorou a tirar o Tite. Com a saída do Tite, eu sabia que a equipe iria melhorar. O Flamengo segurou muito, era para ter tirado antes. Quando o Filipe Luís se aposentou, era para ter efetivado, eu tenho certeza de que seria muito melhor, não teria ganho somente a Copa do Brasil"
— completou

Ronaldo Angelim, ex-Flamengo — Foto: Reprodução

Segundo Ronaldo Angelim, Tite acabou “ocasionando problemas dentro do grupo”. O ex-zagueiro citou os casos com Gabigol e Bruno Henrique. Angelim ainda fez um comparativo da relação do técnico com os jogadores na Seleção e no Flamengo.

- No Flamengo, o Tite tinha vários problemas internos que todo mundo sabia. Tinha falado mal do Gabigol na Seleção, falado mal de Bruno Henrique na Seleção. E se eu sou o Tite, não teria nem aceitado o cargo no Flamengo, porque se você tem problemas com jogadores na Seleção e assume o Flamengo – disse Angelim, que ainda complementou sobre o assunto.

Veja a cerimônia de entrega da taça da Copa do Brasil e a festa dos jogadores do Flamengo

Veja a cerimônia de entrega da taça da Copa do Brasil e a festa dos jogadores do Flamengo

- Na Seleção, quem tinha moral era o Tite, e no Flamengo era o contrário, quem tinha moral era Gabigol, Bruno Henrique. A gente sabia que isso não ia dar muito certo, ele começou a barrar os caras e querendo ou não, isso, internamente vai ocasionando problemas dentro do grupo, e foi o que aconteceu – completou.

Tite durante Peñarol x Flamengo — Foto: Fred Gomes / ge

De acordo com Ronaldo Angelim, se Filipe Luís estivesse no comando do Flamengo desde início, o clube teria brigado pelos títulos da Libertadores e do Campeonato Brasileiro, com chances de ser campeão.

- Por isso que o Flamengo demorou a se equilibrar. Como que o treinador sai e no primeiro jogo (sem ele), o time muda a postura? Se não fosse isso, o Flamengo teria brigado pela Libertadores e Campeonato Brasileiro com chances de ser campeão. Tanto que o Atlético-MG está na final da Libertadores, e o Flamengo atropelou" – pontuou.

Filipe Luís, do Flamengo — Foto: Gilson Lobo/AGIF

Após a conquista da Copa do Brasil, o Flamengo vai terminar de disputar o Campeonato Brasileiro. Com um jogo a menos em relação aos demais rivais do G-5. O Rubro-Negro volta a campo na próxima quarta-feira, quando encara novamente o Atlético-MG, mas, desta vez, pelo Brasileiro - 33ª rodada. O jogo está agendado para as 20h, no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Veja outros trechos da entrevista de Ronaldo Angelim

Importância de Filipe Luís no título e "boicote" a Léo Ortiz

A importância de Filipe Luís é de 100% no título. Os jogadores gostam, ele sabe trabalhar, gosta de marcar adiantado, forma como o Flamengo gosta e fez algumas mudanças importantes. O Tite vinha também atrapalhando o Léo Ortiz, falando que o cara não queria jogar de volante, enfim, tudo conversa fiada.

Sequência de trabalho para 2025

Essa é a minha opinião, então, eu acho que o Flamengo fez certo em colocar o Filipe Luís. Demorou, mas é o certo, e a partir daqui, tenho certeza que o Flamengo vai brigar sempre por títulos. Tem essa reta final de Campeonato Brasileiro, espero que os jogadores continuem focados, ele vai cobrar muito isso, para que o Flamengo termine o ano bem. E no próximo ano, ele dê sequência e faça o trabalho da maneira que tem que ser.

Ronaldo Angelim, Flamengo x Grêmio 2009 — Foto: Reuters

Ronaldo Angelim, hoje com 48 anos, esteve em Picos, cidade ao Sul do Piauí, para um jogo festivo. Considerado um dos ídolos rubro-negro, o ex-zagueiro marcou o gol do título do Campeonato Brasileiro de 2009 em cima do Grêmio, no Maracanã. Relembre abaixo.

Os gols de Flamengo 2 x 1 Grêmio pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro 2009

Os gols de Flamengo 2 x 1 Grêmio pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro 2009

Veja também

Mais do ge