TIMES

Por Arthur Ribeiro


O Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí (TJD-PI) determinou através de despacho pelo rebaixamento do Ferroviário-PI para Série B do Campeonato Piauiense após decisão do clube de desistir de disputar a elite do futebol local na edição de 2023. O despacho feito pelo Tribunal foi divulgado nesta terça-feira. O clube do litoral alegou falta de recursos para participar do torneio.

Valdomiro Ferreira, técnico do Ferroviário-PI — Foto: Arthur Ribeiro/ge

De acordo com o documento veiculado pela entidade, além da queda do Ferrão do Delta outras decisões devem ser tomadas pela Federação de Futebol do Piauí (FFP) como, por exemplo, aplicação de multa de R$ 50 mil prevista no regulamento da competição estadual, além de processo próprio da FFP de penalização ao clube.

A decisão do TJD-PI também prevê que o Ferroviário-PI siga na tabela de disputa do estadual e que todas as partidas sejam dadas como W.O, sem necessidade de comparecimento dos seus adversários. Com isso, os rivais do do Ferrão do Delta no torneio vão pontuar a cada rodada que encarariam o Tricolor. A tendência é que o placar de 3 a 0 deva ser adotado nas partidas.

Detalhes sobre a decisão do TJD-PI sobre o Ferroviário-PI

  • Federação de Futebol do Piauí (FFP) poderá criar processo de penalização administrativo próprio;
  • Multa aplicada ao Ferroviário-PI de R$ 50 mil pela desistência prevista o §1° do Art. 3° do Regulamento do estadual;
  • Específico do Campeonato Piauiense da FFP. O não pagamento da multa pode implicar em sanções administrativas conforme o art. 118 do estatuto da entidade;
  • Os clubes rivais do Ferroviário-PI devem ser informados da desistência para que evitem despesas sem a necessidade de comparecimento nas partidas;
  • Decretado W.O para todas as partias que o Ferroviário-PI participaria da competição estadual
  • O Ferroviário-PI vai permanecer na tabela do estadual e vai ter todos os resultados computados como derrotas por W.O (3 x 0) até o final da competição estadual.

Também fica passível ou não da FFP entender se o Ferroviário-PI pode ser suspenso de competições realizadas pela FFP por dois anos.

Entenda situação do Ferroviário-PI

No dia 26 de dezembro, o Ferroviário-PI tomou a decisão através de seus dirigentes de desistir da disputa da Série A do Campeonato Piauiense 2023. Através do presidente Rodney Spindola, o Ferrão comunicou a FFP sobre a sapuda do clube.

Rodney Espíndola, presidente do Ferroviário, no arbitral — Foto: Arnaldo Alves

A alegação da diretora do clube do litoral era de que a falta de investidores acarretou em uma decisão drástica de abortar a disputa do Piauiense, em pleno ano que o Ferrão do Delta faria sua estreia na elite do estadual.

O primeiro ponto fora da curva foi a alteração na data de início da pré-temporada. O Tricolor tinha nos planos começar os treinos para o estadual no dia 19 de dezembro.

Jânio Daniel, atacante do Ferroviário-PI — Foto: Arthur Ribeiro/ge

Antes de solicitar a desistência, o Ferrão do Delta sofreu mais uma vez com a saída do técnico Valdomiro Ferreira, que deixou o clube magoado com as ações do presidente. Segundo o profissional, tudo que o treinador fazia era alterado pelo dirigente. Valdomiro confirmou que o mandatário “atrapalha” as ações dele.

Ítalo Pica-Pau, atacante do Ferroviário-PI — Foto: Arthur Ribeiro/ge

Por último, o Ferrão confirmou, através de Rodney Spindola, a desistência de participar do campeonato estadual.

Veja também

Mais do ge