TIMES

Por Redação do ge — Teresina


Quatro grupos da Série D do Campeonato Brasileiro tiveram seus últimos jogos realizados neste sábado. Com os resultados, Manaus, Real Noroeste, Água Santa e Costa Rica-MS se juntaram a outras 21 equipes classificadas antecipadamente e garantiram lugar na segunda fase da competição nacional. Veja detalhes abaixo.

Taça da Série D do Brasileirão sendo erguida — Foto: Thais Magalhães/CBF

Entre os grupos que encerraram seus jogos neste sábado, o Grupo A5 é o único que estava totalmente definido, com Brasiliense, Anápolis, Mixto-MT e CRAC classificados antecipadamente. No Grupo A1, o Manaus precisou vencer o Trem-AP, adversário direto pela classificação, para poder avançar ao mata-mata na quarta posição.

No Grupo A6, o Real Noroeste venceu o Itabuna em casa e ultrapassou o Serra-ES, que ficou apenas no empate com o Audax-RJ e caiu para quinto, fora da zona de classificação. No Grupo A7, duas equipes conseguiram vaga apenas na última rodada. O Água Santa venceu o Patrocinense e avançou em terceiro; o Costa Rica-MS, mesmo empatando sem gols com o São José-SP,, contou com um tropeço do derrotado Santo André para avançar em quarto. Veja abaixo a lista com os 25 classificados até agora.

Clubes da Série D classificados para segunda fase

  • Grupo A1: Manauara (34 pontos); Porto Velho (28 pontos), Princesa do Solimões (25 pontos) e Manaus (24 pontos);
  • Grupo A2: Maranhão (24 pontos) e Altos (21 pontos);
  • Grupo A3: Treze (28 pontos), Iguatu (24 pontos) e América-RN (23 pontos);
  • Grupo A4: Itabaiana (26 pontos) e Retrô (23 pontos);
  • Grupo A5: Brasiliense (32 pontos), Anápolis (25 pontos), Mixto-MT (22 pontos) e CRAC (22 pontos);
  • Grupo A6: Nova Iguaçu (31 pontos), Portuguesa-RJ (25 pontos) Itabuna (24 pontos), e Real Noroeste (20 pontos);
  • Grupo A7: Maringá (32 pontos), Inter de Limeira (24 pontos), Água Santa (22 pontos) e Costa Rica-MS (21 pontos);
  • Grupo A8: Cianorte (22 pontos) e Avenida (19 pontos).

Taça da Série D — Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Neste domingo, mais quatro grupos encerram a primeira fase. No Grupo A2, River-PI, Cametá-PA, Tocantinópolis, Fluminense-PI e Moto Club disputam as duas últimas vagas. No Grupo A3, apenas uma vaga está em jogo, disputada entre Sousa, Atlético-CE e Santa Cruz-RN. No Grupo A4, CSE e Jacuipense estão no G-4, mas podem ser ultrapassados por ASA e Juazeirense.

Como funciona o mata-mata

Após o fim da primeira fase, 32 das 64 equipes que iniciaram a competição avançam para o mata-mata. Os jogos eliminatórios são definidos através de chaveamento cruzados entre os grupos. Assim, o líder do Grupo A1 enfrenta o quarto colocado do Grupo A2; o segundo enfrenta o terceiro, e assim sucessivamente.

O mesmo cruzamento é repetido entre os Grupo A3 e A4, A5 e A6, e A7 e A8. Os times de melhor campanha tem a vantagem de decidir em casa e, em caso de empate no somatório dos placares, a decisão será nos pênaltis.

Veja também

Mais do ge