TIMES

Por Arthur Ribeiro — Teresina


A Série D do Campeonato Brasileiro reserva diversos fatos curiosos. E alguns deles podem ser vistos na artilharia da competição, que segue acirrada por três atletas de clubes distintos. Felipe Pará, do River-PI, Weslley Smith, do Fluminense-PI, e Ari, do Atlético-CE, dividem o ranking de goleadores da disputa com sete gols. O ge separou um pouco da história de cada um deles e o mapa dos feitos dos jogadores na disputa.

Felipe Pará, Weslley Smith e Ari — Foto: ge

Felipe Pará | River-PI

Felipe Pará, meia-atacante River-PI — Foto: Maria Vitória

Meia do River-PI, o atleta se achou na posição de atacante e deslanchou na Série D do Brasileiro, depois de ter brilhado com os gols na elite do Campeonato Piauiense e na Copa do Nordeste. Aos 29 anos, o jogador de criação de jogadas se tornou o principal goleador do time tricolor na temporada.

Além da artilharia da Quarta Divisão, Pará, que é natural de Nova Olinda do Maranhão, no Maranhão, também ocupa espaço importante a artilharia da temporada do Brasil. O jogador tem 16 gols no ano e colou em jogadores como Pitta, Lucero, Júnior Santos, Mastriani e Pedro.

Renan Oliveira, Felipe Pará e Iago Felipe — Foto: Maria Vitória/River A.C.

  • Campeonato Piauiense: 6 gols;
  • Copa do Nordeste: 3 gols;
  • Série D do Brasileiro: 7 gols.

Weslley Smith | Fluminense-PI

Weslley Smith, atacante do Fluminense-PI — Foto: Weslley Douglas

O atacante virou o "Sr. Fluminense-PI, ou "Sr. Smith", por ser o cara da companhia tricolor dentro da Série D do Campeonato Brasileiro. Natural de Uruçuí, o jogador de 32 anos tem base no Corinthians e experiência internacional no currículo. Somente na Coreia do Sul, o atleta teve passagem por quatro equipes: Chunman Dragons, Busan IPark, Incheon Utd e Gangwon.

Além desses, o jogador jogou pelo Buriram United, da Tailândia, e por dois clubes da China: Jiangxi Lushan e Jiangxi Beidamen. No Japão, por empréstimo, ele defendeu o Shonan Bellmare.

Weslley Smith, Fluminense-PI x River-PI, Série D do Campeonato Brasileiro 2024 — Foto: Weslley Douglas

Mas no Fluminense-PI, ele atingiu o status de quase um gol por jogo (0,87). Foram oito partidas e sete gols marcados. O jogador teve participação apenas nesta competição pelo clube na temporada.

  • Série D do Brasileiro: 7 gols.

Ari | Atlético-CE

Ari, atleta do Atlético-CE — Foto: Kauan Ferreira / FC Atlético

Com 38 anos, a longa carreira de Ari segue forte no futebol brasileiro. O atacante de dupla nacionalidade, russo e brasileiro, tem nove gols marcados na temporada, sete deles pela Série D do Campeonato Brasileiro.

Ari, atacante — Foto: Divulgação/Instagram

Com a base deita no Fortaleza, o jogador em 2006 começou sua carreira marcante em solo europeu. O atleta teve passagem pelo Kalmar FF, da Suécia, AZ Alkmaar, da Holanda, e no futebol russo fez história. Começou em 2010 pelo Spartak Moskva, onde passou três temporada. Também jogou no país russo pelo Krasnodar e no Lokomotiv.

Atacante Ari na Champions League, contra o Barcelona — Foto: Divulgação/Instagram

Na carreira, ele foi campeão holandês na temporada 2008/2009, da Taça Johan Crijff Schaal, em 2009/2010, da Taça da Rússia, em 2016/2017, e da Primeira Divisão da Rússia, em 2017/2018. De volta ao Brasil, em 2022, o jogador se tornou proprietário do Atlético-CE e segue no clube pela terceira temporada. Ele se divide entre as funções de presidente e atacante.

  • Campeonato Cearense: 2 gols;
  • Série D do Brasileiro: 7 gols.

Como estão as equipes dos artilheiros no Brasileiro?

No Grupo A2, River-PI e Fluminense-PI se enfrentaram na abertura da 11ª rodada do Brasileiro - o jogo terminou em 2 a 2. O Galo atingiu os 15 pontos na classificação e ficou momentaneamente na segunda colocação. O Vaqueiro segue fora da zona de classificação, com 14 pontos conquistados.

No Grupo A3, o Atlético-CE ainda vai jogar pela 11ª rodada do Brasileiro. Entretanto, com os 10 jogos disputados, a equipe cearense fez 16 pontos e ocupa atualmente a terceira colocação dentro da zona de classificação à segunda fase da disputa - o G-4.

Os gols de River-PI 2 x 2 Fluminense-PI, pela 11ª rodada da Série D do Brasileiro 2024

Os gols de River-PI 2 x 2 Fluminense-PI, pela 11ª rodada da Série D do Brasileiro 2024

Próximos jogos

Na 12ª rodada do Grupo A2 da Série D do Campeonato Brasileiro, o River-PI vai encarar o Altos no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina. O Fluminense-PI vai ter pela frente o Tocantinópolis, no estádio Ribeirão, no interior do Tocantins. Ambas as partidas irão ocorrer no dia 7 de julho, às 16h.

O Atlético-CE, por sua vez, encara o Maracanã, pela 11ª rodada da disputa, no dia 3 de julho, às 15h, no estádio Prefeitão, em Maracanaú.

Veja também

Mais do ge