Juliana Viana conquista a primeira vitória de uma brasileira no badminton em Olimpíadas
As quadras de todo o mundo brilharam com a presença de piauienses no ano de 2024. Desde Circuitos Nacionais até a disputa dos Jogos Olímpicos de Paris, atletas do estado conquistaram o seu espaço e mostraram o poder do esporte no Piauí.
Juliana Viana, Fabrício Farias, Jaqueline Lima, Sâmia Lima e Sânia Lima estiveram fortemente presentes nas conquistas dentro de quadra, individuais e em grupo, até reconhecimentos fora das quadras. Todos eles firmaram os seus nomes e garantiram um ano digno de medalha de ouro na modalidade. Por isto, o ge reuniu os principais feitos da categoria neste ano. Confira abaixo.
Pan-Americano de Badminton na Guatemala
Os destaques do ano iniciaram com conquistas internacionais em abril. Durante o Pan-Americano de badminton, realizado na Guatemala, os piauienses Fabricio Farias, Jaqueline Lima e Sâmia Lima saíram do torneio com medalhas de bronze penduradas no pescoço.
II Etapa Circuito Nacional de Badminton
A segunda etapa do Circuito Nacional de Badminton também trouxe frutos para os piauienses em 2024. No torneio, Juliana Viana subiu ao topo mais alto do pódio e faturou a medalha de ouro no simples feminino. Nas duplas, Jaqueline Lima e Sâmia Lima também brilharam e faturaram o ouro.
Juliana Viana faz história nos Jogos Olímpicos de Paris 2024
Lo Happy (HKG) 0 x 2 Juliana Viana | Melhores momentos | badminton | Jogos de Paris 2024
O grande nome do estado foi Juliana Viana, a jovem brilhou ao conquistar a vaga para disputar os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Apesar de ter sido eliminada na primeira fase, a piauiense fez história ao se tornar a primeira atleta feminina brasileira a conquistar uma vitória no badminton em Olimpíadas. Na ocasião, a piauiense derrotou a atleta de Hong Kong, Lo Sin Yan Happy.
Na disputa de sua primeira Olimpíada, Juliana Viana contabilizou dois jogos, sendo uma derrota por 2 sets a 0, para a tailandesa Supanida Kathetong, e uma vitória por 2 sets a 0.
III Etapa Circuito Nacional de Badminton
A terceira etapa nacional da modalidade trouxe boas recordações aos atletas piauienses em praticamente todas as categorias da competição. O ouro não ficou com um piauiense apenas no simples masculino.
- 🥇Simples feminina: Juliana Viana (PI);
- 🥇Duplas mistas: Fabrício Farias (PI) e Jaqueline Lima (PI);
- 🥇Duplas masculinas: Davi Silva (RJ) e Fabrício Farias (PI);
- 🥇Duplas femininas: Jaqueline Lima (PI) e Samia Lima (PI).
Internacional Series de Badminton Peru
A colheita de bons frutos trouxe ainda mais medalhas para o Piauí. Agora, em quadras internacionais, os piauienses Juliana Viana, Jaqueline Lima, Sâmia Lima e Fabrício Farias saíram com medalhas na competição.
- 🥇 Juliana Viana (Individual feminino) e Jaqueline Lima e Sâmia Lima (Duplas feminino);
- 🥈 Fabricio Farias e Jaqueline Lima (Duplas mistas) e Fabricio Farias (Duplas masculino).
Challenge Internacional no Canadá
Badminton: piauienses sobem no pódio e faturam medalhas em etapa internacional no Canadá
Para fechar o ano de forma grandiosa, os piauienses entraram em quadra pela última vez em 2024 no mês de dezembro e faturaram ao todo quatro medalhas, sendo três de ouros e uma de prata. Novamente, nos individuais, Juliana Viana subiu ao topo mais alto do pódio ao levar o ouro na simples feminina.
- 🥇 Juliana Viana (individual);
- 🥇 Jaqueline Lima (mistas);
- 🥇 Fabrício Farias (mistas);
- 🥈 Sania Lima (mistas).
Juliana Viana é eleita atleta do ano do badminton
Para encerrar o ano com chave de ouro, Juliana Viana conquistou o título de melhor atleta do ano no badminton. A atleta piauiense faturou o Prêmio Brasil Olímpico após ser destaque nas Olímpiadas de Paris 2024. Juliana citou como se sentiu após essa conquista que, para ela , representa a coroação de toda dedicação e amor pelo badminton ao longo de sua vida.
- Me sinto muito feliz e honrada de receber o prêmio de melhor do ano da minha modalidade. Agradecer aos meus companheiros de Seleção. Sintam-se representados, afinal, não teria chegado até aqui sozinha - declarou Juliana.
Despedida das quadras como atleta
Medalhista no Pan, Francielton vira técnico de badminton
Após de 16 anos como atleta de badminton, várias medalhas e participações em campeonatos mundiais e Jogos Pan-Americanos, Francielton Farias, começou uma nova fase em sua carreira, a de treinador do esporte que o revelou para o Brasil e para o mundo, o badminton. O jovem treinador falou sobre a mudança de rota em sua vida.
Veja também