TIMES

Por Emerson Rocha — Petrolina


A História do Seu Baba mostra o " Baba do Nildão

A História do Seu Baba mostra o " Baba do Nildão

O futebol raiz respira, amigos! E é isso que o GloboEsporte.com Petrolina e Região vai mostrar através da série “A História do Seu Baba”. Na largada, vamos contar as resenhas da turma do Baba do Nildão, do bairro José e Maria, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A sugestão é do Luiz Gonzaga, 22 anos, que toda terça-feira, às 19h, se reúne com os amigos para bater aquela bolinha.

O Baba da galera do José e Maria conta com pouco mais de 25 jogadores. No início, eles jogavam em uma quadra do bairro. A história começou a mudar há cerca de um ano, quando o tal do Nildão apareceu.

– Ele começou a reunir a galera da praça e era um chamando o outro: “bora pro baba de Nildão” e todo mundo passou a ir. Hoje, nós jogamos toda terça-feira, em um campo que fica em uma chácara, no sentido da Ilha do Rodeadoro – conta Luiz Gonzaga.

Parte da turma do Baba do Nildão — Foto: Luiz Gonzaga / Arquivo Pessoal

Responsável por batizar o baba, Nildão é zagueiro e tem uma característica que chama a atenção dos colegas.

– O cara é grande demais – entrega Gonzaga, sem conter o riso.

No Baba do Nildão, cada time é formado por sete jogadores, seis na linha e um no gol. A idade dos boleiros varia de 13 a 55.

– Tem velho, novo, pai de família. Tudo jogador raiz.

Como em todo futebol entre amigos, a resenha rola solta. E, no meio de tanta brincadeira, o cara que deveria botar ordem na disputa é quem mais sofre. Pobre do juiz.

– Quem mais sofre no baba é mãe do juiz. Quando vacila a galera não perdoa.

Além do futebol, os encontros semanais, segundo Luiz Gonzaga, servem para fortalecer a união entre os integrantes dos times. A maioria se conhece desde criança. Entre um gol e outro, uma resenha e outra, os desentendimentos vão ficando para trás.

– Fortalece a nossa amizade. Tinha cara que não se falava e voltou a se falar no baba. O esporte é isso, ele requer união.

Conte a história do seu baba

Quer que a história do seu baba também vire matéria aqui no GloboEsporte.com? Entre em contato com a nossa equipe através do email: [email protected] ou do nosso WhatsApp (87)98135-5037 e conte onde você e seus amigos jogam, quando essa história começou e como começou.

Veja também

Mais do ge