Lançado no dia 29 de novembro de 2013, o portal ge Petrolina e Região deu e continua dando voz aos atletas do Sertão de Pernambuco. Em dez anos, mostramos o brilho de nossos representantes em diversas modalidades, seja no atletismo ou paratletismo. Uma história de sucesso, que continua sendo escrita.
A Associação Petrolinense de Atletismo (APA) é a prova dos talentos esportivos do Sertão de Pernambuco. Nos dez anos do ge Petrolina e Região, mostramos o crescimento da equipe que, ano após ano, foi rompendo as fronteiras de Pernambuco e, “enxergando possibilidades”, construiu um caminho de sucesso no atletismo e paratletismo, em âmbito nacional e internacional.
Diretor executivo da APA fala sobre conquistas da associação nas últimas competições
Através da APA, o ge apresentou aos leitores nomes como Justino Pedro e Edson Amaro, que por dois anos fizeram dobradinhas na Maratona do Rio; Samira Brito, finalista nos 100 e 200 metros da categoria T36, da Paralimpíada de Tóquio e medalhista no Parapan de Santiago, no Chile; Francisco Daniel, dono de duas medalhas de prata no Parapan-Americano de Guadalajara, e inúmeros talentos.
Fundada em 2003, a APA virou referência no paratletismo brasileiro. Comandada pelos irmãos Marciano e Natanael Barros e o presidente Domingos Rodrigues, a equipe de Petrolina é atual bicampeã brasileira.
Talentos do Sertão
Os atletas da APA não foram os únicos destaques do atletismo do Sertão de Pernambuco nesses dez anos do ge Petrolina e Região. Campeã mundial dos 400m T47 (para amputados do braço), Fernanda Yara é um dos grandes destaques paralímpicos da região. Criada em Petrolina, a atleta vem colecionando grandes resultados.
De Ouricuri, noticiamos o surgimento de dois talentos nas pistas. Descobertas na escola, Janaína Santos e Ingrid Martins colecionaram títulos em provas de base do atletismo.
Janaína, que hoje atua como fisioterapeuta, venceu várias competições escolares e conquistou bons resultados na fase adulta, nas provas de salto. Ingrid ganhou títulos, como o Troféu Norte-Nordeste, no lançamento de disco e arremesso de peso.
Provas
Nos dez anos do ge Petrolina, acompanhamos o surgimento e a realização de provas que marcaram o calendário esportivo da região.
- Corrida do Vinho – realizada entre os parreirais de uma vinícola em Lagoa Grande
- Meia Maratona da Fruticultura Irrigada – N3 do Projeto Senador Nilo Coelho em Petrolina
- Corrida da Lua – em Petrolina
- Triatlo Mãe Malvada – em Juazeiro e Petrolina
- Corrida e Caminha do Outubro Rosa - em Petrolina
- Corrida Raimundo de Sá – em Salgueiro
- Corrida do Trabalhador - em Araripina
- Corrida Noturna - em Araripina
Veja também