TIMES

Por Emerson Rocha — Petrolina, PE


Na próxima quarta-feira, o Sport encara o Ceará na final do Copa do Nordeste. Para ser tetracampeão no tempo normal, o Leão precisa vencer por dois gols de diferença, já que perdeu o jogo da ida na Arena Castelão por 2 a 1. Além dos mais de 25 mil torcedores que vão lotar a Ilha do Retiro e dos milhões de apaixonados espalhados pelo Brasil, o rubro-negro vai contar com a torcida dos torcedores do Salgueiro.

Taça da Copa do Nordeste — Foto: Thais Magalhães/CBF

Quarto colocado no Campeonato Pernambucano, o time sertanejo tem a chance de garantir vaga na Copa do Brasil de 2024, caso o Sport derrote o Ceará e fique com o título do Nordestão. Assim, o Leão, que venceu o Estadual este ano, entraria na competição nacional na terceira fase, através do regional, abrindo uma vaga do Pernambucano, que hoje tem Sport (campeão), Retrô (vice) e Petrolina (terceiro) como classificados.

Para o presidente do Salgueiro, José Guilherme, a conquista da vaga na Copa do Brasil será fundamental para o clube na próxima temporada. Este ano, mesmo com problemas financeiros, o Carcará chegou pela décima vez consecutiva entre os quatro melhores do Pernambucano.

Temos que torcer para o Sport, talvez seja uma das salvações do Salgueiro. Esse ano todo mundo viu a dificuldade que passei com pouco recurso, sem cota de nenhum campeonato, sem nada. Uma cota da Copa do Brasil, que é no primeiro semestre, junto com o Campeonato Pernambucano, dá pra você montar um time para participar melhor do Pernambucano, buscando outras vagas de Copa do Brasil e Copa do Nordeste de 2025.

José Guilherme, presidente do Salgueiro — Foto: Emerson Rocha

O título do Sport na Copa do Nordeste não é o único caminho para o Salgueiro garantir presença na Copa do Brasil do ano que vem. A vaga na competição nacional também chega caso o Leão vença a Série B ou o Ceará conquiste o Nordestão e a Série B do Brasileiro.

– O Ceará sendo campeão do Nordeste e da Série B, ele entra na Copa do Brasil como campeão da Série B e o Sport entra com a vaga da Copa do Nordeste, como foi esse ano – explica José Guilherme.

Vice do Nordeste em 2022, o Sport entrou na terceira fase da Copa do Brasileiro deste ano herdando a vaga do campeão Fortaleza, que foi para a competição nacional por ter se classificado para a Libertadores.

Torcida por Pernambuco

Fora da Série D do Brasileiro, o Salgueiro não tem mais calendário este ano. No entanto, segundo o presidente do clube, o Carcará agora veste as cores dos times de Pernambuco que ainda estão em campo na final da Copa do Nordeste e nas Séries A, B, C e D do Brasileiro.

Torcida do Sport em final contra o Retrô na Ilha do Retiro — Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press

O sucesso dos conterrâneos significa melhor pontuação da Federação Pernambucana no ranking da CBF. É através deste ranking que são definidas a quantidade de vagas que cada estado terá em competições como a Série D e Copa do Brasil. Com as sucessivas quedas, atualmente Pernambuco tem direito a três vagas na Copa do Brasil e duas na Série D.

“É importante o Sport ser campeão da Copa do Nordeste, ir bem na Copa do Brasil. No Campeonato Pernambucano, os três grandes são a cereja do bolo, quem leva torcida, os pequenos se espelham para chegar e ganhar deles. A importância dos três grandes é enorme. Eles indo bem, favorece os pequenos nesse sentido de vaga na Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Série D”.

– Sport sendo campeão, a pontuação dele aumenta, o ranking da Federação aumenta e os pequenos são favorecidos nisso. Vamos torcer também para Retrô e Santa Cruz subirem na Série D [o que abriria vaga para o Salgueiro], Náutico subir para Série B. A disputa é dentro de campo no Campeonato Pernambucano.

"O Salgueiro quarta-feira vai vestir a camisa do Sport e no segundo semestre do Retrô e Santa Cruz", destaca o presidente do Carcará.

Veja também

Mais do ge