Acertado com o Sport, o lateral-direito Di Plácido, do Lanús, da Argentina, está perto de ser anunciado pelo Leão após um longo período de inatividade. O atleta de 30 anos não participa de uma partida oficial, precisamente, desde o dia 26 de novembro do ano passado. Mas por que o argentino está há tanto tempo sem jogar?
O ponto-chave para não atuar durante esse período de oito meses esteve numa desavença da direção do Lanús com Di Plácido. Ao fim do contrato com o Botafogo, o clube brasileiro optou por não exercer o direito de compra dos direitos econômicos do lateral, avaliados em R$ 10 milhões.
De volta à Argentina, Di Plácido seguiu com o desejo de jogar fora do país. Ele, por exemplo, recusou-se a estender o contrato com o Lanús, clube que tem vínculo até 2026. Por essa razão, acabou sendo preterido no elenco - conforme diz o estafe do jogador.
Sport encara a Chape para manter bons números como visitante na Série B
Segundo explicaram os gestores da carreira de Di Plácido, é "costume", na Argentina, quando um jogador não renova com seu clube, acabar escanteado.
Jornalistas argentinos ouvidos pelo ge corroboram a versão. Di Plácido não teve problemas físicos ou se lesionou ao longo dos últimos meses.
- Di Plácido esperava uma saída para um time do Brasil ou da MLS (liga norte-americana). Quando fecharam as janelas de transferências desses destinos, o torneio da Argentina já estava adiantado e não quiseram mais aproveitá-lo. Ele sempre esperou uma saída que não veio - , explicou Mariano Antico, jornalista argentino, do TyC Sports.
"Foi uma decisão pessoal do jogador. Apesar de ter contrato, preferiu esperar uma oferta de fora quando voltasse do Brasil. E o depois 'ficou de lado', fora do elenco. Ele sempre procurou sair de Lanús", complementou Nico Ieraci, jornalista argentino independente, que acompanha o time.
Bom para o Sport
A direção rubro-negra entrou na jogada aproveitando-se do impasse e negociou para ter Di Plácido por um valor considerado "baixo" para o quilate do atleta, titular em 42 das 52 partidas realizadas com a camisa do Botafogo no ano passado - ele marcou um gol e deu seis assistências.
Di Plácido está prestes a ser anunciado com contrato de empréstimo por um ano com o Leão, como já informou o Lanús em suas redes sociais. Ao término do vínculo, o clube pernambucano poderá comprar seus direitos econômicos por valores não revelados.
Di Plácido chegará na Ilha do Retiro como substituto imediato de Pedro Lima, joia rubro-negra vendida ao Wolverhampton. Ele será o segundo contratado na atual janela de transferências. Antes, o clube tinha anunciado o atacante Lenny Lobato.
Características ofensivas
Di Plácido é um lateral ofensivo. Foi assim no Botafogo na temporada passada e é essa a visão dele que os jornalistas portenhos têm do jogador.
"Ele é um ponta que vai muito bem no ataque. Para mim, ataca melhor do que defende. Ele é um bom jogador e tem muita personalidade", observou Mariano Antico.
Veja assistências, lances e o gol de Di Plácido pelo Botafogo no Brasileirão 2023
- Bom jogador. Muito importante no ataque. Ele pode jogar como lateral ou meio-campista direito. Com chegada ao ataque e boa velocidade. Ele já esteve na seleção argentina. É um estilo lateral brasileiro - acrescentou Nico Ieraci.
Di Plácido tem uma convocação pela Argentina na carreira: foi em 2018, justamente na primeira lista de Lionel Scaloni como treinador da seleção. À época, o jogador estava no Lanús.
Assista: tudo sobre o Sport no ge, na Globo e no sportv
Veja também