O Centro de Treinamento José de Andrade Médicis, depois de 16 anos de atividades, é oficialmente de papel passado uma aquisição do Sport. O departamento jurídico do Leão esteve à frente de todo o trâmite burocrático do processo e finalizou nos últimos dias a transferência do patrimônio para o CNPJ do clube - que deve se posicionar nas redes sociais sobre o assunto.
A informação, apurada pela equipe do ge, foi confirmada pelo diretor jurídico Silvio Neves Baptista Neto, que coordenou o negócio como representante da diretoria rubro-negra.
Mas por que tomou posse?
O Sport comprou o terreno do seu centro de treinamento - que pertencia ao extinto clube Intercontinental - em 2008 após a venda de Daniel Paulista para o futebol da Romênia, mas não pôde colocar o patrimônio no próprio nome por receio de bloqueios judiciais.
Então, para evitar penhora, usou a "Associação Contribuintes do Sport", comissão criada desde 2005, como detentora do espaço. O acordo firmado entre as partes previa que, quando o grupo fosse extinto, todos os seus bens seriam de posse do clube.
Em 2016, a Associação foi desfeita e impôs ao Leão a transferência do centro de treinamento para seu nome, mas ela não ocorreu por problemas financeiros.
Dos últimos oito anos até o agora, o Sport saldou dívidas, sobretudo negociando uma redução da taxa de transferência, o ICD (imposto sobre transmissão causa mortis e doação de quaisquer bens ou direitos), que permitira garantir-lhe a posse do terreno, cuja área é avaliada em R$ 25 milhões.
Festa pra quem? Sport foca em jogo decisivo contra o Ceará
Na negociação, o imposto sofreu redução de 8% para 2%.
"A gente tem hoje uma excelente organização financeira, muito profissional, principalmente depois da entrada no processo de recuperação judicial. Firmamos acordos com a PGFN (Procuradoria Geral da Fazenda Nacional) e CNRD, o que também garante para nós a proteção dos nossos bens. Economizamos aproximadamente R$ 3,3 milhões", conta o diretor Silvio Neves Baptista Neto.
Com 8,4 hectares de área, o centro de treinamento do Sport tem passado por melhorias diversas nos últimos anos. A mais recente delas, a instalação de um campo de grama sintética destinado única e exclusivamente para as categorias de base.
Refeitório, os demais campos (são cinco, ao todo), alojamento da base e do profissional, prédio administrativo... Tudo passou por algum tipo de intervenção, a exemplo de três dos cinco campos com irrigação automatizada.
MAIS NOTÍCIAS DAS OBRAS DO CT
+Saiba o que está sendo feito nas reformas do CT
+Sport conclui instalação de gramado sintético do CT; veja fotos
Em termos de equipamentos disponíveis, o CT José de Andrade Médicis dispõe de dois hotéis, centros médico e de fisioterapia, vestiários, academia de musculação, estúdio de pilates, piscinas térmicas, auditório para palestras, restaurante e sala de imprensa.
Assista: tudo sobre o Sport no ge, na Globo e no sportv
Veja também