TIMES

Por Daniel Leal — Recife


Canhoto, jogador que atua pelo lado direito do campo, veloz e com potencial para retorno técnico imediato. Além disso, visto como um ativo para o futuro. Com essas credenciais, Chrystian Barletta, de 22 anos, era a primeira, segunda e terceira opção da direção do Sport para reforçar o clube neste momento. O Leão fez o que estava ao alcance para contratá-lo.

Com apuração de bastidor, o ge refez os passos da contratação. Namoro antigo da diretoria rubro-negra, o atleta interessava ao Sport desde os tempos que despontou como uma revelação no Joinville.

Barletta, atacante do Sport, ao lado de Marivaldo, torcedor do Sport — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

À saída do Corinthians, em agosto do ano passado, inclusive, o jogador foi procurado novamente pela equipe pernambucana. Com o Leão ainda visto com alguma desconfiança por parte do mercado, o atacante optou pelo projeto no Ceará.

O que não significa que a chegada de Barletta à Ilha do Retiro foi simples. Além do contrato longo posto à mesa, até 2028, e de cifras que o Leão guarda a sete chaves, foi necessário vencer concorrências de Série A. No plural.

Primeiro, o Cruzeiro. Pouco atrativo neste momento, avaliou o lado do atleta. O Red Bull Bragantino, sim, veio com mais força. Barletta chegou a ir para Bragança Paulista na semana passada fechar o contrato com a Massa Bruta. A diretoria do Sport conseguiu contornar o negócio.

No cardápio rubro-negro, a estratégia foi apresentar possibilidades de maior protagonismo de Barletta na equipe do técnico Mariano Soso. O treinador argentino, inclusive, a princípio, não conhecia o jogador. Mas recebeu, há cerca de 40 dias, informações, estudou e deu o aval para a contratação.

Barletta antes de Sport x Fortaleza, na Arena de Pernambuco — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Embora sem garantias da comissão técnica de que terá uma vaga cativa na equipe, o jogador de 22 anos foi convencido de que no Sport ofereceria mais minutagem, maior chance de titularidade e, o principal, potencial de desenvolvimento para que ele volte a ser um protagonista na carreira.

Desde que se destacou no São Bernardo, no Paulistão do ano passado, Barletta jogou pouco desde que deixou o clube. No Corinthians, fez apenas cinco jogos. No Ceará, 11. No Leão, anseia por mais oportunidades. Foi o trabalhado pelo Sport.

Com o imbróglio jurídico com o Ceará resolvido, o Rubro-negro conseguiu convencer o jogador a vir para o Recife. Barletta desembarcou na cidade na última segunda-feira à noite. Na terça, já estava no CT rubro-negro. Atleta e estafe ficaram impressionados com a recepção da comissão técnica e funcionários do clube.

Barletta encontrou no Sport um protocolo montado para recebê-lo. Fez entrevista, tudo ficou acertado. A seguir, exames médicos, testes físicos e, ao final, foi para o estúdio para a sessão de fotos e filme para o departamento de marketing do clube.

Náutico 1 x 0 Sport | Melhores Momentos | 9ª rodada do Campeonato Pernambucano 2024

Náutico 1 x 0 Sport | Melhores Momentos | 9ª rodada do Campeonato Pernambucano 2024

Barletta e os representantes enxergaram um Sport estruturado e em processo de reorganização. A recuperação da imagem do Leão no mercado foi o "elemento chave" para o contrato ser assinado.

O Sport adquiriu os direitos federativos e 50% dos direitos econômicos de Barletta. O jogador manteve 35%, enquanto o Ceará, outros 15%.

Proporcionalmente, o Sport teria pago, neste contexto, aproximadamente R$ 6 milhões por Barletta. A nossa reportagem, porém, não teve acesso à informação. Procurada, a direção rubro-negra também afirmou que não comentaria valores.

Barletta não entra em campo desde 25 de novembro do ano passado, quando atuou pelo Ceará. Regularizado, mas ainda longe da forma física ideal, o atacante está ansioso para entrar em campo.

Barletta já treina com o elenco do Sport — Foto: Paulo Paiva/Sport

Assista: tudo sobre o Sport no ge, na Globo e no sportv

Veja também

Mais do ge