TIMES

Por Camila Sousa — Recife


O reforço de Arthur Caíke, vindo do futebol do Japão, não foi um movimento único do Sport. Apoiado por uma "quebra de fronteiras", muito em parte facilitada pelas ferramentas de análises de desempenho, o clube tem aberto os olhos para outros mercados e mapeia, neste momento, atletas de quase todos os continentes.

Diretoria do Sport na apresentação do técnico Mariano Soso — Foto: Rafael Bandeira/SCR

— Para você ter ideia, na ferramenta que a gente tem aqui, a gente tem atletas do continente africano, asiático, América do Sul e América do Norte. E, hoje, essas ferramentas de análise de mercado, estatísticas, têm permitido cada vez mais essa quebra de fronteiras no futebol, então a gente tem explorado muito - revela João Marcelo Barros, integrante do comitê gestor do Leão.

Dentre os reforços já anunciados na Ilha, Arthur Caíke, por ora, foi o único oriundo do exterior. Os outros, o goleiro Caíque França, o lateral-direito Lucas Ramon, o zagueiro Luciano Castán, o atacante Pablo Dyego e o centroavante Zé Roberto estavam atuando no Brasil.

Mariano Soso de vez no Recife e Jorginho de saída do Sport

Mariano Soso de vez no Recife e Jorginho de saída do Sport

Por isso mesmo, João Marcelo Barros explica que a contratação do jogador ex-Santa Cruz não necessariamente precisa ser vista como uma estratégia do Sport alocada para o mercado asiático - ou qualquer outro.

A gestão, acrescenta o dirigente, não adotou um plano para captar atletas de lugares específicos, mas os observa porque, tendo oportunidade de negócio, pode ir atrás - desde que o jogador se insira dentro do perfil e ambiente de competividade desejados.

Nova diretoria do Sport — Foto: Alexandre Barbosa

Como aconteceu, de forma semelhante, à chegada do técnico argentino Mariano Soso, cujo nome foi indicado pelo departamento de análise de desempenho, agradou e, a posteriori, houve o "start" da negociação com o Sport.

"Independente de nacionalidade, independente de liga (...) Obviamente, a gente precisa considerar o ambiente em que o atleta está, porque um jogador pode ter números fora do padrão, mas não necessariamente a competitividade daquela liga seria similar ao que a gente vai disputar. Mas a gente não tem especificamente nenhuma estratégia específica para trabalhar com mercado A, B ou C", detalha.

O Sport volta oficialmente aos trabalhos da temporada 2024 no próximo dia 27, no CT do clube. Do elenco atual, seis são remanescentes por renovação de contrato: o goleiro Jordan, o zagueiro Alisson Cassiano, o lateral-esquerdo Felipinho, os volantes Fabinho e Felipe, e o meia Alan Ruiz.

Assista: tudo sobre o Sport no ge, na Globo e no sportv

Veja também

Mais do ge