Ozir Ramos Júnior deixa transparecer o tom de voz abatido pelo telefone. Após duas temporadas na elite do Pernambucano, o presidente do Íbis - famoso pela alcunha de Pior Time do Mundo - viu o próprio clube ser rebaixado novamente à segunda divisão estadual. Ficou difícil controlar as emoções.
- Foi muita tristeza. Parece que a ficha não caiu ainda. Nosso trabalho estava surtindo efeito e de repente não deu em nada - desabafa o dirigente.
Ozir precisou conter as emoções no vestiário do estádio Arthur Tavares de Melo, em Bonito, após a derrota para o Retrô - que decretou o rebaixamento do time. Inconformado, diz que não conversou com o elenco nos vestiários.
"Não havia mais nada a ser dito. Temos que enfrentar a realidade."
Mascote do Íbis, Derrotinha faz paródia "homenageando" o Santa Cruz
"Tínhamos certeza que iríamos continuar na elite"
O Íbis havia conquistado o acesso à Série A1 ainda no fim de 2021, após 22 anos de espera - amargando disputas na segunda divisão. Deixou escapar o título inédito, mas garantiu o acesso impulsionado por um patrocinador master - responsável pelo investimento financeiro no time.
Em 2022, precisou disputar o quadrangular do rebaixamento e manteve-se na elite. Em 2023, os esforços não foram suficientes.
O Pássaro Preto surpreendeu ao vencer o Santa Cruz (por 3 a 1) na semana passada, no Arruda, mas emendou cinco derrotas na reta final do campeonato e terminou ultrapassado pelo Maguary. Foi rebaixado com apenas um ponto de diferença na tabela.
- A gente não contava com o rebaixamento. Tínhamos certeza que iríamos continuar na elite. Eram quatro ou cinco jogos para fazer quatro pontos e ainda tivemos os três contra o Santa Cruz, que a gente não esperava - confessa.
"Crise" à vista! Considerado pior time do mundo, Íbis vence Santa Cruz
Onde deu errado?
O Íbis ganhou a alcunha de pior time do mundo nos anos 80, por conta dos frequentes insucessos - com sequências de derrotas extensas - da equipe.
Em 2023, contudo, o Pássaro Preto iniciou o Pernambucano em boa fase e chegou a emendar quatro partidas invicto - com três empates e uma derrota, contra Maguary, Petrolina, Salgueiro e Caruaru City. No dia 7 de fevereiro, conquistou sua segunda vitória no torneio - sobre o Belo Jardim - e esperava manter o ritmo de resultados. Uma mudança de calendário, contudo, impediu a sequência.
"O que prejudicou foi aquela parada. Quando o time estava evoluindo, passou 30 meses sem jogar. Só treinando. Teve que começar tudo de novo."
Jogadores do Íbis fazem festa em vestiários do Arruda após vitória histórica sobre o Santa
Ozir suspira. Encara o cenário de forma realista e diz que - olhando para trás - foram dois anos gratificantes na primeira divisão. Agora, trabalhará para preservar o elenco - que têm contrato até o fim do ano - e iniciará uma nova preparação: a busca pelo acesso na Série A2.
"Acredito que seja trabalhar, consertar os erros para voltar à elite. Não tem o que fazer. Vamos tentar voltar."
Os jogos do Íbis no Pernambucano 2023
- EMPATE: Íbis 1 x 1 Maguary
- EMPATE: Petrolina 1 x 1 Íbis
- EMPATE: Íbis 0 x 0 Salgueiro
- VITÓRIA: Íbis 3 x 1 Caruaru City
- DERROTA: Central 2 x 1 Íbis
- VITÓRIA: Íbis 2 x 0 Belo Jardim
- DERROTA: Sport 5 x 0 Íbis
- DERROTA: Porto-PE 2 x 1 Íbis
- DERROTA: Íbis 0 x 4 Náutico
- DERROTA: Afogados 1 x 0 Íbis
- VITÓRIA: Santa Cruz 1 x 3 Íbis
- DERROTA: Íbis 1 x 4 Retrô
Veja também