Não faltou experiência para o Retrô na temporada 2024. Literalmente... O time pernambucano, que tem menos de dez anos de criação e conquistou acesso inédito à Série C no último domingo, tem em seu elenco um quarteto de medalhões de dar inveja em muitos adversários: atacante Fernandinho e os meio-campistas Jean, Jonas e Rômulo.
Nos pênaltis, Retrô consegue acesso à Série C e faz a festa
Esta, inclusive, é a primeira grande conquista do Retrô, que só virou clube profissional em 2019 e, com estrutura milionária, vem tentando se firmar entre os três grandes de Pernambuco: Sport, Náutico e Santa Cruz. A Fênix é de Camaragibe, Região Metropolitana do Recife, e foi vice-campeã pernambucana em 2022 e 2023.
Fernandinho
Principal expoente dos veteranos do Retrô, Fernandinho, 38 anos, é o principal jogador da equipe desde o ano passado. Ele é titular absoluto da equipe e na temporada jogou 22 partidas, marcou oito gols e deu seis assistências. Na bagagem, tem o título da Libertadores com o Grêmio em 2017, e passagens por Flamengo, Atlético-MG e São Paulo.
Jonas
O volante Jonas, de 32 anos, é o mais novo do quarteto e jogou pelo Flamengo em 2015 e em 2018. Em 2016, chegou a ser emprestado ao Dínamo Zagreb, da Croácia, onde jogou a Liga dos Campeões.
Ele também passou pelo Bahia, em 2021, antes de chegar no Retrô, no ano passado. Na atual temporada, jogou pouco no início do ano por conta de lesão, e mesclou entre titularidade e reserva durante a Série D.
Rômulo
Outro com passagem pelo futebol carioca é o meio-campista Rômulo, 33 anos. Revelado pelo Porto-PE, passou pela base do Vasco, onde iniciou como profissional em 2010 e foi titular no título da Copa do Brasil de 2011. Passou pelo Spartak Moscou por cinco temporadas e retornou ao Brasil atuando por Flamengo, Grêmio e chegou a voltar ao Vasco em 2021, antes de acertar com o Retrô em 2023.
Pela Fênix, em 2024, perdeu a titularidade durante a fase decisiva da Série D, mas iniciou de frente no jogo decisivo para o acesso - derrota por 1 a 0 para o Brasiliense, na volta das quartas de final, com passagem nos pênaltis.
Jean
O único do quarteto que não teve participação efetiva no acesso foi o volante Jean. Ele, que chegou ao Retrô em 2023 para tratar lesão grave após quase três anos sem jogar, teve uma lesão no menisco em março deste ano, passou por cirurgia e segue se recuperando.
Até se lesionar, atuou por 14 partidas (algumas como lateral-direito), o maior número em uma mesma temporada desde 2019, pelo Palmeiras.
Multicampeão, Jean tem no currículo cinco títulos brasileiros: dois pelo São Paulo (2006 e 2008), dois pelo Palmeiras (2016 e 2018) e um pelo Fluminense (2012).
Veja também