TIMES

Por João de Andrade Neto — Recife


A CBF divulgou nesta sexta-feira a atualização do seu Ranking Nacional de Clubes, que será utilizado como base na temporada 2024. Ao todo, nove times de Pernambuco aparecem, com o Sport sendo o mais bem colocado, e ganhando duas posições com relação à lista anterior.

Porém, o maior salto do Estado ficou com o Retrô, que subiu 25 posições. Já Náutico e Santa Cruz variaram uma posição para baixo e uma para cima, respectivamente.

Mas, sem calendário nacional no próximo ano, a perspectiva é de que o Tricolor despenque na próxima atualização, sendo inclusive ultrapassado pela Fênix.

Time titular do Sport — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Apesar de não ter conseguido o acesso à Série A, o Sport conseguiu saltar da 26ª para a 24ª posição no Ranking da CBF. Contou a seu favor a participação na Copa do Brasil, com o time eliminado nas oitavas de final para o São Paulo, que acabou ficando com o título.

Das equipes que irão disputar a Série B junto com o Leão, apenas os rebaixados América-MG (10º), Santos (12º), Goiás (20º) e Coritiba (21º), além do Ceará (18º) estão mais bem colocados.

Sport goleia, rodada não ajuda e clube permanece na Série B

Sport goleia, rodada não ajuda e clube permanece na Série B

Já os outros dois que compõem o chamado "Trio de ferro" do Estado tiveram variações mínimas.

O Náutico, que foi eliminado ainda na primeira fase da Série C e caiu na terceira etapa da Copa do Brasil, caiu da 37ª para a 38ª posição. Ainda à frente de Operário-PR (39º), Brusque (43º), Paysandu (44º) e Amazonas (66º), clubes que conseguiram o acesso à Série B.

2023 do Náutico é marcado por erros e permanência na Série C

2023 do Náutico é marcado por erros e permanência na Série C

Já o Santa Cruz, que não passou da primeira fase da Série D e foi até a segunda na Copa do Brasil, ainda assim conseguiu sair da 59º para a 58º posição e está curiosamente empatado com o América-RN - que este ano voltou a ser rebaixado para a Quarta Divisão.

Porém, o baque maior do Tricolor será sentido na atualização para 2025. Isso porque, sem competições nacionais a disputar na próxima temporada, já é certo que o clube não pontuará no ranking. Ao contrário, seus pontos serão reduzidos.

Isso porque a CBF leva em consideração o desempenho nas competições disputadas em âmbito nacional e internacional nos últimos cinco anos, atribuindo pesos diferentes da mais recente para a mais distante.

Erros repetidos levaram Santa Cruz a sequência de quedas; veja último episódio de série

Erros repetidos levaram Santa Cruz a sequência de quedas; veja último episódio de série

Salto do Retrô e projeção de ultrapassagem no Santa

Entre todos os clubes pernambucanos, o que conseguiu a maior escalada na atualização do Ranking Nacional de Clubes foi o Retrô, que subiu 25 posições, saindo da 98ª para a 73º.

Assim como o Santa Cruz, a equipe de Camaragibe chegou à segunda fase da Copa do Brasil, mas na Série D conseguiu ir mais longe, parando nas oitavas de final.

E para 2024, ao contrário do Tricolor, a Fênix terá um calendário nacional a disputar, uma vez que está novamente classificado para as duas competições. Com isso, obrigatoriamente somará pontos e ultrapassará o rival.

Nesse momento, a diferença entre os dois clubes no Ranking da CBF é de 15 posições (664 pontos).

Porém, segundo o estatístico Thiago Minhoca, a projeção para o próximo Ranking é de que o Santa Cruz ficará com 1.061 pontos ao fim de 2024, enquanto o Retrô, na pior das hipóteses, terá 1.209

Retrô cai para o Maranhão em jogo com roteiro trágico

Retrô cai para o Maranhão em jogo com roteiro trágico

Os outros clubes pernambucanos presentes na atualização da lista são Afogados (132º), Salgueiro (148º), Central (155º), além de América e Vitória (empatados na 277º posição). Já Belo Jardim e Flamengo de Arcoverde, que ainda constavam no Ranking deste ano, não aparecem mais.

Ranking de federações

Com tudo isso, Pernambuco se manteve na 10ª posição no Ranking das Federações, no Nordeste atrás de Bahia (9º) e Ceará (6º). São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais ocupam os três primeiros lugares.

Porém, aos poucos, graças à participação do Cuiabá na Série A, a Federação Mato-Grossense, que ainda ocupa a 12ª posição, vem reduzindo a vantagem para Pernambuco, que era de 3.389 pontos e agora é de 2.966. Alagoas é a 11ª na lista.

Em 2024, o Dourado estará pelo quarto ano seguido na elite nacional.

Cuiabá vence o Athletico e fecha uma temporada histórica na Série A — Foto: Gil Gomes/AGIF

Os pernambucanos no Ranking da CBF 2024

  • 24º) Sport - 6.216 pontos (ganhou duas posições)
  • 38º) Náutico - 3.635 pontos (perdeu uma posição)
  • 58º) Santa Cruz - 1.765 (ganhou uma posição)
  • 73º) Retrô - 1.101 pontos (ganhou 25 posições)
  • 132º) Afogados - 406 pontos (perdeu 22 posições)
  • 148º) Salgueiro - 352 pontos (perdeu 46 posições)
  • 155º) Central - 321 pontos (perdeu 43 posições)
  • 227º) América e Vitória - 51 pontos (perderam 72 posições)

Veja também

Mais do ge