Com o título do Sampaio Corrêa e o encerramento neste sábado do Campeonato Maranhense, último estadual da região a ser concluído, a Copa do Nordeste de 2025 finalmente conhece não apenas todos os seus participantes, como também a distribuição inicial das equipes.
Segundo apurou o ge, a fórmula de disputa para do Regional deste ano deve ser mantida para a próxima edição. Sendo assim, já é possível saber quais clubes entrarão direto na fase de grupos e quais terão que disputar a fase pré da competição.
Já garantidos na fase de grupos da competição estão os nove campeões estaduais: Altos-PI, América-RN, Ceará, Confiança, CRB, Sampaio Corrêa, Sousa, Sport e Vitória.
Além desses, Náutico, Bahia e o atual campeão Fortaleza também estão na fase principal do Nordestão via ranking da CBF, uma vez que as federações pernambucana, baiana e cearense possuem uma vaga a mais garantida por serem as três mais bem colocadas também no ranking da CBF.
Fortaleza é campeão da Copa do Nordeste de 2024
Já a fase pré reunirá inicialmente 16 times que se enfrentarão em jogos eliminatórios até a definição dos quatro que avançarão à fase de grupos.
Das nove federações da região, apenas Sergipe e Piauí terão direito a um representante na etapa classificatória. Vaga destinada ao time do estado mais bem posicionado no ranking da CBF. No caso, Sergipe e Fluminense-PI, respectivamente.
Já os outros sete estados contarão com duas equipes na fase pré, sendo uma vaga destinada ao time mais bem colocado nos respectivos estaduais (excetuando-se o campeão), e a outra ao clube mais bem ranqueado na CBF (veja lista completa abaixo).
Vagas Copa do Nordeste 2025
Fase de Grupos:
- Altos (campeão piauiense)
- América-RN (campeão potiguar)
- Ceará (campeão cearense)
- Confiança (campeão sergipano)
- CRB (campeão alagoano)
- Sousa (campeão paraibano)
- Sport (campeão pernambucano)
- Vitória (campeão baiano)
- Sampaio Corrêa (campeão maranhense)
- Bahia (via ranking da CBF)
- Fortaleza (ranking da CBF)
- Náutico (via ranking da CBF)
Fase Pré
- CSA (via ranking da CBF)
- ASA-AL (via estadual)
- Juazeirense (via ranking da CBF)
- Barcelona de Ilhéus (via estadual)
- Ferroviário (via ranking da CBF)
- Maracanã-CE (via estadual)
- Botafogo-PB (via ranking da CBF)
- Treze (via estadual)
- Santa Cruz (via ranking da CBF)
- Retrô (via estadual)
- ABC (via ranking da CBF)
- Santa Cruz de Natal (via estadual)
- Sergipe (via ranking da CBF)
- Fluminense-PI (via ranking da CBF)
- Moto Clube (via ranking da CBF)
- Maranhão (via estadual)
Veja também