TIMES

Por João de Andrade Neto — Recife


Jogadores do Sport levantam a taça de campeão pernambucano 2024

Jogadores do Sport levantam a taça de campeão pernambucano 2024

O Campeonato Pernambucano de 2025 terá o mesmo regulamento da edição disputada neste ano e que teve o Sport como campeão.

Em Conselho Técnico na tarde desta quarta-feira, na sede da Federação Pernambucana de Futebol, representantes dos 10 clubes da competição aprovaram a repetição da fórmula, que terá na primeira fase todas as equipes se enfrentando em nove rodadas, com os dois primeiros avançando direto para as semifinais.

Conselho Técnico do Campeonato Pernambucano de 2025 — Foto: João de Andrade Neto/ge

Já os times que terminarem entre o 3º e o 6º lugar disputarão uma etapa eliminatória extra, em apenas um jogo (com mando do 3º e o 4º colocados). Os dois últimos serão rebaixados para a Série A2.

As semifinais e a decisão do Estadual serão realizadas em jogos de ida e volta. Com isso, o Pernambucano de 2025 será realizado em 14 datas, com os clubes concordando com a possibilidade de realização de jogos com intervalos de 48 ou mesmo 24 horas (nesse caso, com troca de atletas).

O Estadual contará com o auxilio do árbitro de vídeo apenas a partir da fase eliminatória.

Participarão do Campeonato Pernambucano de 2025: Sport, Náutico, Santa Cruz, Retrô, Central, Afogados, Maguary, Petrolina, Jaguar e Decisão. Os dois últimos conquistaram o acesso na Série A2 deste ano.

Conselho Técnico do Campeonato Pernambucano de 2025 — Foto: João de Andrade Neto/ge

Proposta rejeitada

Com isso, o modelo proposto pelo presidente da Federação Pernambucana de Futebol, com uma primeira fase disputada por 24 equipes, unificando as Séries A1, A2 e A3, com os quatro melhores se classificando para se juntar a Sport, Náutico, Retrô e Santa Cruz na segunda fase, foi rejeitado.

Isso porque, para que o regulamento fosse alterado, seria necessário a unanimidade dos clubes. Porém, Central e Maguary votaram contra.

Torcida única

Também foi colocado em votação a determinação da Federação Pernambucana ter autonomia para determinar torcida única caso necessário. Nesse caso, não houve unanimidade, com Sport, Náutico e Santa Cruz votando contra a proposta e optando por dar essa autonomia aos clubes.

Porém, com a soma dos votos dos demais clube, a FPF manteve o poder de determinar, caso necessário, a exclusão da torcida visitante por questão de segurança.

Troféu do Campeonato Pernambucano 2025 — Foto: Rafael Vieira/FPF

Além disso, nos jogos com mando dos clubes do interior, além do Retrô, não haverá limite de carga de ingressos para a torcida visitante. Já nos clássicos envolvendo Sport, Náutico e Santa Cruz a carga será de 10% da capacidade do estádio (Ilha do Retiro, Aflitos e Arruda), subindo para 20% em partidas disputadas na Arena de Pernambuco.

Veja também

Mais do ge