O Campeonato Pernambucano 2024 começa nesta quarta-feira, e o objetivo máximo dos 10 participantes, como não poderia ser diferente, é o título.
Mas a disputa do Estadual também se torna importante por outro motivo: a distribuição de vagas em competições nacionais e na Copa do Nordeste do próximo ano.
Para ficar por dentro de tudo, o ge explica como serão distribuídas essas vagas. E para quais clubes elas estão destinadas.
Copa do Brasil
- Vagas distribuídas no Estadual: três
- Clubes que disputarão a classificação: todos
Desde o ano passado, a CBF aboliu as vagas para a Copa do Brasil via o ranking nacional de clubes. O que aumentou a importância dos estaduais e fez Náutico e Santa Cruz, eliminados na segunda fase do Pernambucano do ano passado, ficarem de fora da edição deste ano. Além de outros grandes pelo país como o Santos.
De acordo com regulamento do Pernambucano, as duas primeiras vagas do Estado na Copa do Brasil de 2025 serão destinadas ao campeão e o vice. Já a terceira ficará com o clube eliminado na semifinal que teve a melhor campanha na primeira fase.
Copa do Nordeste
- Vaga distribuídas no Estadual: duas
- Clubes que disputarão a classificação: todos
Para chegar à Copa do Nordeste via Estadual, o funil é mínimo, já que apenas o campeão consegue a classificação direta para a fase de grupos. Uma outra vaga é destinada à fase pré.
Pernambuco também tem direito a mais duas vagas na competição, ambas via Ranking da CBF. Uma para a fase de grupos e outra para o Pré-Nordestão.
Desta forma, a disposição das vagas para cada clube fica assim:
Sport
Garantido na fase de grupos (pelo título ou pelo Ranking da CBF, uma vez que é o melhor colocado do Estado).
Náutico
Garante vaga na fase de grupos com o título ou se o Sport for campeão, uma vez que herda a vaga de melhor clube de Pernambuco no Ranking da CBF.
Tem garantida a fase pré (graças à posição no Ranking da CBF), situação que ocorre caso o campeão pernambucano seja qualquer clube diferente dele ou do Sport.
Santa Cruz
Só garante a vaga direta na fase de grupos em caso de título.
Disputa a fase Pré em caso de título de Sport ou Náutico
Já se qualquer outro clube for campeão, o Santa precisa ser o melhor colocado no Estadual com exceção do campeão, do Sport e do Náutico.
Demais clubes
Classificação direta para a fase de grupos só em caso de título.
O melhor classificado do Pernambucano, com exceção de Sport, Náutico e Santa Cruz, herda a última vaga na fase Pré.
Série D
- Vagas distribuídas no Estadual: duas
- Clubes que disputarão a classificação: todos, com exceção de Sport e Náutico
Há dois caminhos para um clube se garantir na Série D de 2025. O primeiro é sendo campeão estadual, enquanto a segunda vaga ficará com o clube de melhor campanha na primeira fase. Em ambos os casos se excetuam Sport e Náutico por estarem em divisões nacionais superiores.
Porém, o regulamento divulgado pela Federação Pernambucana de Futebol era omisso quanto ao indicar qual clube herdaria a vaga destinada ao campeão, caso esse seja Sport, Náutico ou o time que já teria a classificação assegurada pela campanha da primeira fase.
Em contato com o ge, via assessoria de imprensa, a Federação Pernambucana de Futebol explicou inicialmente que, nesse cenário, herdaria a vaga o segundo melhor time da primeira fase entre os que disputam a classificação para a Série D. Porém, na noite da terça-feira (9) tudo mudou.
Em uma nova diretriz, assinada pelo diretor de competições da FPF, Gustavo Sampaio, ficou definido que a vaga destinada ao campeão será herdada pelo clube que obtiver a melhor colocação subsequente, considerando as fases eliminatórias, entre os que disputam a classificação à Serie D.
Desta forma, a disposição das vagas para cada clube fica assim:
- Uma vaga para o melhor time da primeira fase, com exceção de Sport e Náutico
- A outra vaga ficará com o campeão. Caso o título fique com Sport, Náutico ou o clube de melhor campanha na primeira fase, essa vaga irá automaticamente para o melhor time entre os que buscam a classificação à Série D que avançarem aos mata-matas.
Veja também