A primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro chegou ao fim neste sábado, e agora apenas oito das 20 equipes que iniciaram a competição seguem na disputa pelas quatro vagas na Série B do próximo ano. Os quadrangulares do acesso iniciam no próximo final de semana, dia 31.
Seguem vivos Botafogo-PB, Athletic-MG, Ferroviária-SP, São Bernardo, Ypiranga-RS e Volta Redonda (que já haviam garantido a classificação antecipadamente), além de Londrina e Remo, que conquistaram a passagem nesta última rodada.
Já São José-RS, Ferroviário-CE, Aparecidense e Sampaio Corrêa estão rebaixados à Série D - os dois últimos, tiveram queda confirmada neste sábado.
Agora, as equipes classificadas se dividem em dois grupos com quatro equipes cada. Em uma chave, ficam os times que terminaram na 1ª, 4ª, 5ª e 8ª posições. Na outra, os clubes que ficaram em 2º, 3º, 6º e 7º.
- Quadrangular 1: Botafogo-PB, São Bernardo, Volta Redonda e Remo
- Quadrangular 2: Athletic-MG, Ferroviária, Ypiranga-RS e Londrina
As equipes se enfrentam em jogos de ida e volta em seus grupos. Os dois melhores clubes de cada chave após seis rodadas garantem o acesso à Série B 2024. Os líderes de cada lado fazem a final em ida e volta para decidir o título, com datas previstas de 13 e 20 de outubro.
Melhores momentos de Londrina 3x2 Náutico, pela Série C
Jogos da última rodada
O Londrina garantiu a classificação ao vencer o Náutico, por 3 a 2, num confronto direto. O Remo, último dos classificados, segurou o empate com o rebaixado São José-RS para avançar.
Veja os gols do CSA contra o Caxias, pela Série C
O Figueirense, que tinha chances, perdeu para o Volta Redonda, por 1 a 0, e deixou escapar a oportunidade de classificação.
Wallyson marca de pênalti em vitória do ABC sobre a Aparecidense
No meio da tabela, o CSA venceu o Caxias, por 2 a 1. O Confiança venceu o São Bernardo por 2 a 0; e o Athletic superou o Ypiranga-RS, por 3 a 1.
Por fim, o líder Botafogo-PB encerrou a invencibilidade da Ferroviária-SP e o rebaixado Ferroviário-CE empatou com o Tombense, por 3 a 3.
Veja também