TIMES

Por Redação do ge — Arcoverde, PE


Pernambuco oficialmente tem o primeiro clube Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Não é o Santa Cruz, que deu início ao processo de implementação do modelo, nem o Retrô, que aguarda a oficialização junto a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O primeiro SAF do futebol pernambucano vem do Sertão: o Flamengo de Arcoverde.

Evandro Carvalho e Gabriel Castilho durante reunião na FPF — Foto: Arquivo Pessoal

De acordo com o presidente e investidor Gabriel Castilho, a oficialização do modelo de SAF foi apresentada por Evandro Carvalho, presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), durante o segundo arbitral da Série A2.

- Somos o primeiro clube do estado a registrar o SAF na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Foram mais de oito meses de luta para chegar ao final do processo. Foi um bom tempo na parte burocrática. É motivo de muito orgulho pra gente enquanto investidores. Somos de São Paulo, mas acreditamos muito no Flamengo e na cidade de Arcoverde.

A SAF trata-se de um modelo de clube-empresa, chamado de Sociedade Anônima do Futebol e criado pela Lei 14.193/2021. Ela tem exigências que incluem a adoção de medidas de gestão, transparência e responsabilidade.

- Quando assumimos o time, tínhamos o projeto de fazer acontecer virar SAF. A gente fica muito feliz de ser pioneiro e mostrar que é possível para outras equipes, para investidores e para a velha guarda do futebol no Sertão. O futebol moderno vai exigir isso. São mais pontos positivos que negativos - complementou Castilho.

Escudos, uniforme dourado e história do Fla

O Flamengo de Arcoverde está longe de competições oficiais desde 2019, mas tem uma história longa no futebol Estadual. Fundado no dia 1º de maio de 1959, a "Fera Sertaneja" foi inspirada no xará carioca, que encantava um grupo de portugueses que moravam no município e ajudaram a criar o time. Foram mantidas as cores preta e vermelha no uniforme e no escudo.

A equipe foi profissionalizada em 1994, quando disputou A2 do Pernambucano pela primeira vez. Dois anos mais tarde, em 1996, foi campeão da segundona e, no ano seguinte, participou da Série C do Brasileiro.

Mas, em 2016, o clube radicalizou: o escudo fugiu dos padrões e de tudo quanto já havia sido feito. Foram colocadas uma âncora, remos e uma boia, além da bandeira da cidade no novo escudo, tornando-o idêntico ao do Corinthians. Além disso, o novo emblema ganhou as cores do Fluminense (veja abaixo).

Primeiro escudo do Flamengo de Arcoverde (à esq.) e o escudo "polêmico" de 2016 (à dir.) — Foto: Divulgação

Depois de muita pressão da torcida, o clube recuou e voltou a utilizar o primeiro escudo no uniforme. Mas, inovou de novo, desta vez, na camisa. Inspirada no Sport, a equipe preparou um terceiro padrão dourado para a disputa do Campeonato Pernambucano de 2018 e para estreia na Série D do Brasileiro.

Uniforme é inspirado no do Sport — Foto: Divulgação / Flamengo de Arcoverde

Em 2020, o grupo liderado por Gabriel Castilho fez uma nova mudança no escudo, mas preservou as cores vermelha e preta e um tigre no centro (confira abaixo). O projeto para a temporada é fazer uma boa campanha na segundona e retornar para a primeira divisão após quatro anos.

O Flamengo de Arcoverde já saiu na frente dos rivais e anunciou treinador e comissão técnica para a competição de acesso. O ex-jogador Thiago Oliveira, de 40 anos, que estava à frente do Votuporanguense-SP, será o técnico.

A Série A2 do Campeonato Pernambucano 2022 será iniciada no dia 27 de agosto e vai até o mês de novembro. A principal novidade para a edição deste ano é a quantidade de acessos à elite: quatro times vão subir para a primeira divisão em 2023.

Escudo do Flamengo de Arcoverde para a temporada 2022 — Foto: Divulgação

Veja também

Mais do ge