Ferroviário vence a Ferroviária e é campeão da Série D 2023
Qual a última vez que você fez algo novo na vida? Manauara, Maracanã, Capital, Água Santa e Barra poderão apontar 2024 como resposta. Os cinco clubes vão estrear em uma divisão nacional ao jogarem a Série D.
A competição será formada novamente por 64 clubes, divididas em oito grupos. Os quatro semifinalistas garantem acesso à Série C de 2025.
Manauara-AM
O ano de 2024 é de fato especial para o Robô de Manaus. A equipe fundada em 2020 estreou em competições nacionais pela Copa do Brasil, quando foi eliminada pelo Retrô na primeira fase. Agora é a vez do Campeonato Brasileiro.
O Manauara tem engrenagens no escudo, por ser fundado por Marcus Souza, empresário do setor industrial. O time vem de uma eliminação polêmica no Campeonato Amazonense, sofrendo um gol de pênalti nos últimos minutos da semifinal. Fora de campo, trava uma batalha com o TJD-AM, que levou o clube a afirmar que só jogaria competições em 2025 caso consiga acesso à Série C.
Nome: Manauara Esporte Clube
Fundação: 30 de novembro de 2020
Cidade: Manaus
Como chegou: vice-campeão Amazonense 2023
Estreia: Manauara x Rio Branco-AC - 27/04 - 16h - Estádio Ismael Benigno
Maracanã-CE
A cidade de Maracanaú, a 20 km de Fortaleza, será representada no Brasileiro pelo Maracanã. O clube, fundado em 2005, conseguiu uma sequência vencedora nos últimos anos, conquistando as séries B e C do Estadual.
Nesta temporada, conseguiu o melhor desempenho na primeira divisão, chegando a semifinal e levantando a taça de campeão do interior. O nome do clube é uma referência a ave maracanã.
Nome: Maracanã Esporte Clube
Fundação: 31 de janeiro de 2005
Cidade: Maracanaú
Como chegou: quinto colocado do Cearense 2023
Estreia: Maracanã x América-RN - 28/04 - 15h30 - Estádio Almir Dutra
Após a participação na Copa do Brasil, agora o Capital foca na primeira disputa de uma divisão nacional. Inicialmente fundado como Ricanato Futebol Clube em 2012, trocou de nome e escudo cinco anos depois e se fixou na cidade de Palmas. No Estadual 2024, foi eliminado na semifinal pelo Tocantinópolis.
Nome: Capital Futebol Clube
Fundação: 21 de maio de 2012
Cidade: Palmas
Como chegou: vice-campeão Tocantinense 2023
Estreia: Capital x Real Brasília - 27/04 - 16h - Estádio Nilton Santos
Água Santa-SP
Com sufoco, confusão e pênaltis, Vasco elimina o Água Santa da Copa do Brasil
A campanha histórica em 2023 deu ao Água Santa a chance de disputar o Brasileiro pela primeira vez em 42 anos de clube. Já nesta temporada, o Netuno não conseguiu repetir a boa campanha e caiu na primeira fase do Paulistão. Na Copa do Brasil, ainda chegou até a segunda fase, mas perdeu nos pênaltis para o Vasco.
A equipe conquistou cinco acessos em oito anos, saindo da segunda divisão Estadual para a elite. Apesar da mudança de patamar, o Água Santa ainda segue na caça do primeiro título no futebol profissional.
Nome: Esporte Clube Água Santa
Fundação: 27 de outubro de 1981
Cidade: Diadema
Como chegou: vice-campeão Paulista 2023
Estreia: Patrocinense x Água Santa - 27/04 - 16h - Estádio Pedro Alves do Nascimento
Barra-SC
O Barra será um dos representantes de Santa Catarina na quarta divisão. A jovem equipe de apenas 11 anos tem dois títulos nas séries B e C do Estadual. No começo da temporada, chegou na semifinal do Catarinense, sendo eliminado nos pênaltis pelo Criciúma. O nome do clube é uma menção ao bairro mais antigo de Balneário Camboriú.
Nome: Barra Futebol Clube
Fundação: 18 de janeiro de 2013
Cidade: Balneário Camboriú
Títulos: quarto colocado do Catarinense 2023
Estreia: Barra x Novo Hamburgo - 28/04 - 16h - Estádio Gigantão das Avenidas
Veja também