TIMES

Por Pedro Alves e Iaco Lopes — João Pessoa


Uma das grandes estrelas do esporte mundial, a judoca brasileira Bia Souza, está em João Pessoa acompanhando tudo dos Jogos da Juventude , que reúne jovens de todo o país de 12 a 17 anos. Esta quinta-feira foi dia de várias modalidades, dentre elas o judô, área de especialidade da atleta.

Bia Souza, Jogos da Juventude, João Pessoa — Foto: Iaco Lopes / TV Cabo Branco

Bia Souza falou com a imprensa sobre a competição, que é organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil, ressaltando a importância desses jovens se ambientar com grandes eventos e grandes delegações e adversários.

— É muito importante para esses atletas estarem aqui, não só pela competição em si, mas por toda a vivência de estar saindo do seu próprio estado, de estar podendo representar o seu estado, a sua família ali, dentro de outros lugares, conhecendo outras modalidades, outras histórias, e isso traz experiências muito importantes, que transforma, não só como atleta, mas como pessoa também — analisou a judoca.

Bia retorna ao evento após 13 anos, agora como medalhista de ouro no judô. Em 2011, ela competiu nos então Jogos Escolares da Juventude e conquistou medalhas de ouro no individual e bronze por equipes, representando São Paulo. A atleta é uma das inspirações de muitos jovens no país.

— Você acaba inspirando atletas que estão jovens e, claro, um dia pensam em chegar até onde você chegou, no ouro olímpico. Bom, na mesma forma que eu fui muito bem inspirada aqui nos Jogos da Juventude com outros embaixadoras, eu espero poder estar inspirando essa galera também a criar essa coragem e ter essa vontade de sonhar e ver que é possível realizar um sonho — finalizou.

A edição dos Jogos da Juventude deste ano, em João Pessoa, começou nessa quarta-feira e vai até o dia 28 de novembro na capital paraibana.

Veja também

Mais do ge