TIMES

Por Izabel Rodrigues — Campina Grande, PB


A final da 2ª divisão do Campeonato Paraibano vai colocar frente a frente dois jovens técnicos que estão mostrando muito bem suas credenciais no cenário do futebol da Paraíba. Douglas Andrade e Bruno Monteiro, de Auto Esporte-PB e Esporte de Patos, são de João Pessoa e chegam à elite do Paraibano do ano que vem coroando duas grandes caminhadas de estudos e dedicação .

Douglas Andrade e Bruno Monteiro, técnicos finalistas da 2ª divisão do Paraibano por Auto Esporte-PB e Esporte de Patos — Foto: Arte: Cisco Nobre/ge

A final da Segundona tem muitas coincidências. A mais clara é que temos dois clubes muito tradicionais no estado, que carregam as cores vermelho e branco e que têm mais de um título da competição.

Além disso, ambos conseguiram a classificação para a semifinal de forma direta e fizeram campanhas praticamente idênticas, com 11 jogos, sendo nove vitórias e dois empates, com o Auto Esporte-PB levando a melhor e garantindo o mando de campo da final apenas no saldo de gols, tendo um a mais que o Esporte de Patos.

Auto Esporte-PB x Esporte de Patos pelo 2ª divisão do Paraibano — Foto: João Neto/Auto Esporte-PB

As coincidências também chegam na área técnica. Comandando o Auto Esporte-PB está Douglas Andrade, de 32 anos, que apesar de muito jovem, já vai em seu segundo acesso pelo clube e que está dentro do Macaco Autino há sete anos, trabalhando também com as categorias de base.

No lado do Esporte de Patos está Bruno Monteiro, de 33 anos, apenas um ano a mais que seu oponente, mas que, apesar de jovem, tem bagagem como técnico fora da Paraíba, passando por clubes como Murici, Ji-Paraná e Rio Branco-AC, onde disputou a Série D em 2022.

Bruno Monteiro em jogo do Esporte de Patos na 2ª divisão do Paraibano — Foto: Éder Souza

Douglas e Bruno são naturais de João Pessoa, estudaram juntos na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde se formaram em Educação Física, e trabalharam juntos no Femar e no Spartax. Teremos um jovem técnico como campeão estadual da Segundona em 2022, coroando trabalhos que contaram como muito estudo a qualificação profissional.

Essa final com dois profissionais do nosso estado, dois jovens, ela só valoriza ainda mais todo o nosso esforço, todo o nosso estudo, valorizar os profissionais da casa. Temos vários por aí espalhados que poderiam ser melhor aproveitados no nosso estado e às vezes falta oportunidade. Mas acredito que essa final, por mais que seja na segunda divisão, ela traz os holofotes para isso, para que valorize um pouco mais quem é da cidade, quem é do estado
— Douglas Andrade
Acredito que é uma grande premiação para ambos, pois ao longo da última década temos nos preparado bastante, buscando qualificações, para vivermos momentos como esses no futebol. Nada na vida é por acaso e no futebol é da mesma forma, eu sempre acreditei muito na busca pela qualificação profissional, na competência
— Bruno Monteiro.

Douglas Andrade, técnico do Auto Esporte-PB — Foto: João Neto/Auto Esporte-PB

Os dois se conhecem bem e carregam um grande carinho um pelo outro. Ainda não se sabe se seguirão em Auto-PB e Patinho Terror do Sertão no ano que vem, mas a tendência é que isso aconteça, portanto, podemos seguir vendo essa amizade à beira do gramado em 2025 também.

— Douglas é um amigo pessoal, uma pessoa de caráter íntegro. Conheci ele no meu primeiro trabalho comandando uma categoria profissional, aos 23 anos, quando cheguei ao Femar, Douglas estava no clube e eu agreguei ele na minha comissão como auxiliar técnico. Éramos dois jovens inexperientes, buscando nos desenvolvermos nesse competitivo mundo do futebol - finalizou Bruno Monteiro.

— Eu não tenho nem o que falar do Bruno, ele é um cara extremamente inteligente, extremamente conceituado, estudioso, e que tem tudo para alçar grandes voos. É um amigo pessoal, nós trocamos muita ideia, estamos toda hora tentando subir o nível um do outro junto com o Lucas, que hoje é o preparador físico do Botafogo-PB, nós três começamos juntos… Poder fazer a final contra ele é um prazer enorme sei que, dependendo do que aconteça, quarta-feira um jovem paraibano será campeão e acho que vai valorizar ainda mais nosso esforço - finalizou Douglas Andrade.

Douglas Andrade e Bruno Monteiro vão se enfrentar para decidir o título da 2ª divisão do Paraibano — Foto: Wellington Faustino/FPF-PB

A final da 2ª divisão do Campeonato Paraibano acontece nesta quarta-feira (9), às 20h15, no Estádio Almeidão, em João Pessoa. O jogo terá transmissão pelo Jornal da Paraíba.

Veja também

Mais do ge