TIMES

Por Gabriel Abdon* — Campina Grande, PB


A Segunda Divisão do Campeonato Paraibano começou, e os nove times participantes já estão na briga por duas vagas para a elite do estadual. Com elencos formados e já atuando, os clubes contam com treinadores de perfis diferentes à frente de seus planteis. Alguns deles são nomes bem conhecidos que estavam, inclusive, na 1ª divisão em 2024.

Éderson Araújo será o técnico do Sport-PB na 2ª divisão do Paraibano — Foto: Divulgação / Atlético-PB

Neste ano, a 2ª divisão do Paraibano será disputada por Auto Esporte-PB e Queimadense, rebaixados da 1ª divisão de 2023; Cruzeiro-PB, promovido da 3ª divisão de 2023; além de Confiança-PB, Desportiva Guarabira, Esporte de Patos, Picuiense, Spartax e Sport-PB. O formato de disputa será igual ao do ano passado, com os dois melhores times avançando para a semifinal, e as quatro equipes seguintes passando por um play-off para chegar ao mata-mata do acesso.

O Inter-PB, promovido da 3ª divisão do ano passado, também estava na composição original desta edição da 2ª divisão do Paraibano. No entanto, por conta de um imbróglio judicial envolvendo as eleições no clube, a Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) excluiu a equipe da competição.

Durante a competição, nomes conhecidos, como o de Éderson Araújo, estarão nas áreas técnicas da 2ª divisão. Alguns clubes tentam inovar em seus projetos e trazem figuras novas para o seus comandos técnicos. Agora, o ge apresenta um breve perfil de cada um dos 10 treinadores que disputarão a Segundona do Paraibano.

Auto Esporte — Douglas Andrade

Douglas Andrade, técnico do Auto Esporte-PB — Foto: Reprodução / Jornal da Paraíba

O Auto Esporte contará com um velho conhecido da torcida na disputa da 2ª divisão. Douglas Andrade fará sua terceira passagem à frente do Macaco Autino. O caminho para a elite ele já conhece, já que o treinador conduziu a própria equipe pessoense para o acesso à elite do estadual. Antes de ser promovido para o elenco principal, Douglas Andrade estava à frente do sub-20 do Auto Esporte.

Confiança-PB — Marcos Oliveira

Marcos Oliveira, técnico do Confiança-PB — Foto: Divulgação / Confiança-PB

O Confiança-PB terá o carioca Marcos Oliveira no comando técnico da equipe. No futebol do Rio de Janeiro, o treinador acumula passagens por Bela Vista, União de Marechal, Duquecaxiense, Santa Cruz-RJ e Barcelona-RJ. O Papão, que foi campeão da elite do futebol paraibano em 1997, busca com o retorno à 1ª divisão, que a equipe não disputa desde 1999.

Cruzeiro-PB — Rafael Borges

Rafael Borges comandando o Cruzeiro-PB, no Amigão — Foto: Rafael Costa

O Cruzeiro-PB aposta na juventude de Rafael Borges para lutar pelo acesso à 1ª divisão. O treinador, que acumula passagens por Perilima e Esporte de Patos, esteve à frente da Raposa do Sertão na disputa do Campeonato Paraibano Sub-20. O planejamento deu certo, e a equipe sertaneja ficou com o título do estadual nas categorias de base. Agora, a missão do técnico é repetir o feito do sub-20 e levar o time para a 1ª divisão profissional.

Desportiva Guarabira — Douglas Amaral

Douglas Amaral, técnico da Desportiva Guarabira — Foto: Divulgação / Desportiva Guarabira

O paulista Douglas Amaral foi o escolhido para comandar a Desportiva Guarabira na 2ª divisão do Campeonato Paraibano. Esta será a primeira vez que ele comandará um elenco profissional. O treinador acumula passagens por categorias de base, tendo estreado em 2018, com o Comercial-MS. Douglas atuou também como jogador. Dentro das quatro linhas, ele conquistou títulos como a Série A2 do Paulista e a Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Esporte de Patos — Bruno Monteiro

Bruno Monteiro, quando foi técnico do Real-RR — Foto: Reynesson Damasceno/Real-RR

O Esporte de Patos passou por uma situação curiosa na definição do seu treinador para a 2ª divisão. Acontece que a equipe chegou a anunciar Hélio Cabral, mas o vínculo com o técnico foi encerrado antes mesmo do início da competição. Para o seu lugar, o escolhido foi Bruno Monteiro, que já atuou nas categorias de base do Botafogo-PB. No profissional, ele esteve a frente de clubes como Ji-Paraná, Murici, Rio Branco e Guarani de Juazeiro. Seu último clube foi o Real-RR.

Picuiense — Diego Cobayachy

Anúncio de Diego Cobayachy como técnico da Picuiense, feito em uma rede social — Foto: Divulgação / Picuiense

A Picuiense repetirá o roteiro do ano passado e contará com Diego Cobayachy na área técnica. O treinador, que quando era jogador também atuou pelo clube, comandou o Papagaio na 2ª divisão de 2023. Sob o comando de Cobayachy, a equipe do Seridó Paraibano chegou ao play-off, que é uma fase antes do mata-mata do acesso. Na ocasião, o time acabou derrotado pelo Confiança-PB, encerrando sua participação na competição.

Queimadense — Edson Luiz

Anúncio de Edson Luiz como técnico da Queimadense, feito em uma rede social — Foto: Divulgação / Queimadense

A Queimadense contará com a experiência do técnico Edson Luiz para a 2ª divisão do Paraibano. O treinador, de 65 anos, acumula passagens por outros clubes do Nordeste, a exemplo de Central e Guarany de Sobral. A equipe do Agreste foi rebaixada da elite do futebol paraibano em 2023, tendo feito apenas quatro pontos em nove jogos. Agora, o Carcará busca o seu retorno para a 1ª divisão.

Spartax — Eduardo Clara

Eduardo Clara comandará o Spartax na 2ª divisão do Paraibano — Foto: Divulgação/Juventus-SC

Com experiência internacional, Eduardo Clara será o treinador do Spartax na 2ª divisão do Paraibano. No Brasil, ele passou por Camboriú, São Carlos, São Raimundo-AM e Juventus-SC. Fora do país, o técnico atuou no Alcanenense, de Portugal, e pelo Zhonsham Middle, da China.

Sport-PB — Ederson Araújo

Ederson Araújo será o técnico do Sport-PB — Foto: Estefinho Francelino

Ederson Araújo, ex-treinador do Atlético-PB, estará à frente do Sport-PB. O técnico, de 42 anos, foi rebaixado com o Trovão Azul na 1ª divisão deste ano. Ele já comandou o Carneiro na temporada 2021, além de ter comandado o São Paulo Crystal e o Serrano. Esta será a primeira temporada que a equipe estará sediada na cidade de Lucena.

*Estagiário sob supervisão de Cisco Nobre

Veja também

Mais do ge