O brasileiro Cristian Ribera conquistou, neste sábado, a medalha de prata no Campeonato Mundial de esqui paralímpico, disputado em Lillehammer, na Noruega. O resultado, que veio na prova de velocidade do cross-country, o coloca como um dos favoritos para a inédita medalha nas Paralimpíadas, que serão realizadas em março, em Pequim, na China.
Nas fases classificatórias do Mundial, Cristian foi primeiro colocado e, na semifinal, também venceu sua bateria. Na decisão, o título ficou com o russo Ivan Gobulov, que chegou ao quinto ouro no torneio, com o tempo de 2m40s50, enquanto o brasileiro anotou o tempo de 2min41s50.
O esquiador nasceu com artrogripose múltipla congênita, uma condição que restringe o movimento das articulações. Antes de conhecer o esporte adpatado na neve, ele praticou várias modalidades: natação, atletismo e tênis. Entre tantas, o skate foi a que trouxe mais independência. Ele não sabia, mas descer as ladeiras na prancha sobre rodas já era um treino para acelerar na neve.
Cristian tem atualmente 19 anos e participou das Paralimpíadas de inverno em 2018, na Coreia do Sul, quando foi sexto colocado. Conheça a história do atleta.
Veja também