TIMES

Por Redação do ge — São Paulo


No marco de 100 dias para as Paralimpíadas de Paris, o Comitê Paralímpico Internacional (IPC) lançou nesta segunda-feira uma campanha contra o capacitismo. A entidade quer quebrar esteriótipos sobre os atletas paralímpicos e mostrar que os astros dos Jogos são esportistas de alto rendimento. A música "We All Stand Together" (estamos todos juntos), de Paul McCartney, embala o vídeo da campanha.

Comitê Paralímpico Internacional lança campanha contra capacacitismo

Comitê Paralímpico Internacional lança campanha contra capacacitismo

- Queríamos desafiar as percepções e estereótipos que algumas pessoas têm dos Jogos Paralímpicos da maneira mais divertida e criativa possível. Para alguns, as Paralimpíadas são um evento idílico em que os atletas estão despreocupados e felizes por estarem presentes. A verdade é que o esporte paralímpico é altamente competitivo e, às vezes, bastante brutal. Para competir nas Paralimpíadas é preciso ser um atleta de alto rendimento de classe mundial, e mostramos isso no vídeo por meio de ações esportivas em ritmo acelerado - disse Craig Spence, diretor de marca e comunicação do IPC.

Campanha das Paralimpíadas contra capacitismo — Foto: IPC

Uma animação abre o vídeo mostrando os atletas competindo de mãos dadas, em uma imagem digna de contos de fadas, com todos cantando junto a plantas e animais. No entanto, um golpe no peito da atleta de taekwondo britânica Amy Truesdale quebra essa visão. Cenas dos Jogos Paralímpicos mostram a realidade do atleta de alto rendimento.

As Paralimpíadas de Paris vão ser realizadas entre 28 de agosto e 8 de setembro. O Brasil tem pouco mais de 100 vagas garantidas em 15 esportes: atletismo, badminton, bocha, canoagem, ciclismo, futebol de cegos, goalbol, hipismo, natação, remo, taekwondo, tênis de mesa, tiro esportivo, tiro com arco e vôlei sentado.

Veja também

Mais do ge