FPF define grupos e rodadas do Parazão 2025
A Federação Paraense de Futebol realizou o sorteio dos grupos do Parazão 2025 na noite deste sábado, dia 7. Os 12 participantes foram divididos em três grupos.
Além do sorteio dos grupos, a FPF definiu as rodadas do Parazão, que tem início no dia 18 de janeiro. Na rodada inicial, o atual campeão Paysandu encara o Capitão Poço. O Remo faz o “confronto de leões” com o São Francisco.
Grupo A
- Paysandu
- São Francisco
- Cametá
- Caeté
Grupo B
- Remo
- Castanhal
- Independente
- Bragantino
Grupo C
- Tuna Luso
- Santa Rosa
- Águia de Marabá
- Capitão Poço
Confira os jogos da rodada inicial
- Tuna Luso x Bragantino-PA
- Castanhal x Caeté
- Santa Rosa x Independente-PA
- Remo x São Francisco-PA
- Cametá x Águia de Marabá
- Paysandu x Capitão Poço
Parazão começa mais cedo
Com início no dia 18 de janeiro, o Parazão 2025 começa dois dias mais cedo que a edição de 2024, que teve início no dia 20.
Por conta do Mundial de Clubes que irá ocorrer no meio do próximo ano, os campeonatos estaduais serão mais curtos.
Regulamento
O campeonato estadual seguirá sendo disputado pelas 12 equipes, dividas em três grupos (os times do mesmo grupo não se enfrentam), de quatro equipes, que duelam em turno único, onde as oito primeiras da classificação geral avançam para as quartas de final. As quartas e semis serão disputadas em jogo único. Já a final segue no formato de ida e volta.
Assim como em 2024, a Copa Grão Pará será disputada simultaneamente com o Parazão, sendo que os eliminados nas quartas de final (5°, 6°, 7° e 8° colocados), estarão na primeira fase da disputa, enquanto que aqueles que saírem na semifinal entrarão na segunda fase da copa estadual.
Campeão e vice do Campeonato Paraense garantem vaga na Copa do Brasil 2026, assim como o campeão da Copa Grão Pará, já o vice desta competição garante classificação se algum time do estado se classificar para a copa nacional através de outra competição. Os dois melhores colocados sem divisão no Campeonato Brasileiro asseguram as vagas na Série D 2026.
Veja vídeos sobre o esporte paraense
Veja também